Thumbnail

Inauguração faz parte das comemorações dos 331 anos de Curitiba. Crédito: Ricardo Marajó/SMCS.

Vale do Pinhão

Prefeitura inaugura o Pinhão Hub, novo espaço de inovação

André Nunes, especial para o GazzConecta
14/03/2024 21:42
Foi inaugurado nesta quinta-feira (14) o Pinhão Hub, novo espaço de inovação do Vale do Pinhão, localizado no antigo Moinho Rebouças, o Engenho da Inovação. O hub materializa o projeto criado em 2017 pela Prefeitura Municipal e Agência Curitiba de Desenvolvimento, de entregar à cidade um espaço permanente para a promoção da inovação. Ao todo, são 1,6 mil m² de área, divididos em três andares, no antigo prédio onde funcionava a Fundação Cultural de Curitiba, no Rebouças.
A entrega do Pinhão Hub faz parte das comemorações pelos 331 anos de Curitiba. Participaram do evento de inauguração o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeiro e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba.
"Esta é uma velha fábrica que já foi de erva-mate e de farinha, transformada em Engenho de Inovação e, agora, no Pinhão Hub. Hub quer dizer 'eixo', 'ponto de encontro' e 'conexão'. O Pinhão Hub é uma semente de inovação para uma cidade cheia de ideias. A cidade mais inteligente do mundo vai ser uma cidade das ideias. Queremos que o hub seja um condomínio de empresas inteligentes em plena rua dos inventores, os Engenheiros Rebouças, irmãos negros que fizeram a ferrovia e o primeiro abastecimento de água de Curitiba", declarou Greca.

Ecossistema de inovação

Evento de inauguração foi realizado nesta quinta-feira (14). Crédito: André Nunes.
Evento de inauguração foi realizado nesta quinta-feira (14). Crédito: André Nunes.
O Pinhão Hub foi criado para receber o ecossistema de inovação da cidade, celeiro para novos negócios, produtos e tecnologias. Além de posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório, será um espaço colaborativo e multissetorial de conexões para empresas e empreendedores que buscam a inovação com sustentabilidade, diversidade e impacto social. Também terá espaço para as ações gerenciadas pela Agência Curitiba, como o Invest Curitiba, a Escola de Inovação e o Tecnoparque.
E mais: o Pinhão Hub terá também uma colmeia do Jardins de Mel, três bicicletas da Tembici para uso e teste pela equipe da Agência Curitiba, e um eletroposto para carregamento de carros elétricos, uma parceria da agência com a startup Nexomobi.
Espaço interno do Pinhão Hub. Crédito: Daniel Castellano / SMCS
Espaço interno do Pinhão Hub. Crédito: Daniel Castellano / SMCS
A inauguração vem nas esteira das iniciativas de inovação no mês de aniversário de Curitiba: nesta sexta-feira (15), a cidade recebe ainda a Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com 50 experiências da capital e região metropolitana reunidas no calçadão; a realização da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), com programação de 17 a 19 de março espalhada pela cidade; e a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento mundial de cidades inteligentes, de 20 a 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
Durante a semana, também acontecerá o Festival de Inovação de Curitiba. Entre os dias 18 e 23 de março, o evento ocupará os principais bares da cidade, nos horários de happy hour (entre 17h e 19h). Com uma programação diversificada, que inclui mais de 80 palestras sobre inovação distribuídas em 10 trilhas temáticas, os participantes terão a oportunidade de explorar desde a revolução no mercado imobiliário até os impactos da inteligência artificial na humanidade. 

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão