Thumbnail

Instituições públicas e privadas estão trabalhando o DTI em parceria em Curitiba. Crédito: Daniel Castellano

Feira internacional

FIDI reúne experiências sobre destinos turísticos inteligentes

GazzConecta
13/03/2024 15:23
Curitiba recebe, de 17 a 19 de março, a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), um encontro que reúne profissionais do setor de turismo e inovação, gestores públicos, acadêmicos e organizações não governamentais do Brasil e da Ibero América, com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo de gestão de Destino Turístico Inteligente (DTI).
Para Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, a realização da FIDI é reflexo da organização pública e privada nos últimos anos, em especial no setor turístico e de negócios.
“O Paraná se destaca no cenário internacional na temática de Destinos Turísticos Inteligentes. A FIDI acontece aqui como reflexo do esforço nesse modelo de gestão, como ferramenta de desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia no nosso ambiente de negócios. Para potencializar sua atuação no setor, o Sebrae realiza também atividades paralelas à FIDI, com programação no dia 17, quando receberemos em nossa sede representantes do Sebrae Nacional, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Turismo”, afirma.
O evento reforça a participação do Paraná no circuito mundial de eventos como o Smart City Expo Curitiba, que terá sua quinta edição realizada na sequência da FIDI, de 20 a 22 de março, também na capital paranaense. 
A diretora-geral da Secretaria Estadual do Turismo do Paraná, Camila Aragão, celebra a realização do evento.
“Ter destinos inteligentes no nosso Estado, a exemplo da capital, Curitiba, é um orgulho e um fator que mostra o quanto ainda podemos avançar na atração de turistas internacionais, que mais do que nunca buscam esses destinos como prioridade nos seus roteiros”, destaca.

Programação
No domingo (17), além do evento realizado no Sebrae/PR, haverá a entrega do Prêmio Ibero-americano de DTI, na Ópera de Arame, às 19h30, em que a instituição tem dez projetos concorrendo ao prêmio.
Na segunda-feira (18), a abertura oficial da FIDI será realizada às 11h30, no Memorial de Curitiba, pelo Instituto Ciudades del Futuro. Na terça-feira (19), a programação inclui palestra de Ana Clévia Guerreiro Lima, coordenadora de projetos do Sebrae, às 9h, seguida de palestra sobre “Ativação do ecossistema de Destinos Turísticos Inteligentes no Paraná”, às 10h, realizada por Patricia Albanez. A programação completa da FIDI pode ser conferida no site.
Para potencializar a atuação no setor, o Sebrae/PR realiza atividades paralelas à FIDI, com programação no dia 17, quando recebe representantes do Sebrae Nacional, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Turismo.
“Teremos reunião com 30 destinos turísticos inteligentes de todo o Brasil, trabalhando juntos na gestão do segmento. Também vamos fortalecer a discussão da atuação em rede para implementação do modelo DTI no Paraná com mais uma agenda paralela, na quarta-feira (20): o workshop internacional ‘Construção de Rede de Destino Inovador no Paraná’, com dirigentes das redes Valenciana de DTI, Invatur e gestores dos destinos Benidorm, Badajoz e Valencia (Espanha), na sede do Sebrae/PR”, convida Patricia.

Programa Turismo Futuro Brasil

Parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa apoia 12 localidades em suas jornadas rumo à transformação em destinos turísticos inteligentes. Mais de 300 municípios participaram do edital de seleção, que previa a realização de até duas ações com este conjunto de municípios.
Os 12 municípios escolhidos para participar são: Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Novo Airão (AM), São Luís (MA), Belém (PA), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE) e Penedo (AL).
Na segunda-feira (18), eles terão a oportunidade de se aproximar dos principais agentes financiadores em atuação no país Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, Banco do Nordeste, entre outros).

Boas práticas brasileiras

- Curitiba (PR): O projeto Curta Curitiba na Palma da Mão torna a cidade acessível para pessoas com deficiência visual, oferecendo miniaturas táteis dos principais pontos turísticos e informações em áudio. A iniciativa está disponível para guias turísticos e pessoas com deficiência. Os kits podem ser solicitados online ou retirados nos locais designados, incluindo miniaturas e informações.
- São Luís (MA): A introdução de audioguias nos atrativos turísticos Museu da Gastronomia Maranhense e do Mirante da Cidade proporciona aos visitantes uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes explorar as histórias e contextos desses locais. Essa inovação amplia a acessibilidade, atendendo a diversos públicos, e destaca o compromisso com a democratização da cultura e do patrimônio.
- Bombinhas (SC): A cidade conquistou o prêmio ambiental Bandeira Azul, que é concedido para praias que atendem critérios de qualidade da água, educação ambiental, segurança e gestão ambiental. Esse reconhecimento garante praias limpas, seguras e com infraestrutura adequada para o turismo sustentável.
- Bonito (MS): Bonito, destino de ecoturismo, reconhecido internacionalmente, alcançou a Certificação de Carbono Neutro como resultado do compromisso da comunidade local e do trade turístico na conscientização ambiental e redução das emissões de carbono. A iniciativa busca enfrentar as mudanças climáticas, preservar o ambiente natural e melhorar a qualidade de vida da população.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão