Thumbnail

Homenagem a Ayrton Senna, em Ímola (Itália). Crédito: Eduardo Kobra / Reprodução

Cidades inteligentes

Smart City Expo Curitiba anuncia palestra do artista Kobra

GazzConecta
04/03/2024 11:16
A arte urbana faz parte de uma cidade inteligente. Este será o mote da palestra do artista e muralista Eduardo Kobra, reconhecido por suas obras gigantescas em fachadas de edifícios mundo afora, no Smart City Expo Curitiba 2024.
A 5ª edição do evento, que transforma Curitiba em centro internacional das discussões sobre smart cities, será nos dias 20, 21 e 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Os ingressos para a área do congresso, com as palestras, podem ser adquiridos pelo site do evento. A entrada é gratuita para a área de exposição, onde estarão a Smart Plaza Vale do Pinhão e cerca de 80 expositores, com inscrição prévia também pelo site do Smart City Expo Curitiba.
Com murais expostos em fachadas dos cinco continentes, o paulistano Kobra vai mostrar que não só de novas tecnologias se faz uma cidade inteligente, e que as intervenções artísticas pela cidade têm papel fundamental na vida da população, o que vai ao encontro do tema deste ano do Smart City Expo Curitiba: Reinventando cidades para todos.
"A arte de rua tem um benefício enorme não só para os artistas, mas também para as cidades em geral. Leva harmonia, beleza, sensibilidade e, muitas vezes, mensagens de pacificação, fazendo das ruas um espaço democrático", afirma Kobra.
O Smart City Expo Curitiba tem realização do hub iCities, com a chancela da Fira Barcelona, o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). Além das palestras, a programação tem diálogos entre prefeitos, discussões sobre economia circular e outros temas, além da primeira edição do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, em que concorrem cerca de 300 iniciativas.

Quem é Kobra?

Nascido em 1975, na Zona Sul de São Paulo, o muralista é conhecido por suas representações vibrantes de figuras históricas e culturais, impactando o espaço urbano com suas obras icônicas, que combinam cores vibrantes e mensagens sociais.
A grandiosidade se suas intervenções nas cidades pelo mundo já lhe renderam menção no Livro dos Recordes, o Guinness Book: o mural "Todos somos um", na zona portuária do Rio de Janeiro, é o maior grafite já realizado no planeta e retrata etnias do mundo todo. Feito para a Olimpíada de 2016, exigiu 3 mil latas de spray e 2,5 mil litros de tinta para cobrir uma área de 3 mil m², na zona portuária do Rio de Janeiro (RJ).
Outras obras estampam no exterior símbolos do Brasil, como o Cristo Redentor, em Tóquio (Japão); uma homenagem a Ayrton Senna, em Ímola (Itália); o cacique Raoni em Lisboa (Portugal). Ele ainda é famoso intervenções que ressaltam a paz e a igualdade entre os povos, como A Mão de Deus, em São Paulo (SP); e o retrato de Anne Frank, em Amsterdã (Holanda), além de estampar fachadas de importantes instituições, como a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em Curitiba, o artista fez um painel para um empreendimento em construção no Bigorrilho, em 2022.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão