Thumbnail

Rafael Mattos, a head do GazzConecta, Millena Prado, e Diogo Ruiz no lançamento do projeto "Visão 2030 Arábia Saudita". Crédito: Andressa Miretzki.

Visão 2030

Arábia Saudita: GazzConecta lança  projeto exclusivo sobre as inovações no país saudita

GazzConecta
14/12/2023 14:51
O projeto “Visão 2030 Arábia Saudita”, que originou uma sequência de reportagens e conteúdos especiais para as redes sociais do GazzConecta, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (13) para um grupo seleto de convidados que reuniu mais de 40 empresários e figuras de destaque do ecossistema de inovação de Curitiba.
O GazzConecta lança conteúdo inédito em solo brasileiro para jogar luz sobre as transformações sociais, culturais e de infraestrutura que o país encabeça e, principalmente, para construir pontes entre os ecossistemas de inovação entre o Brasil e a Arábia Saudita. O projeto, iniciado nesta quarta-feira, se estende para 2024 com coberturas, reuniões de networking e produções inéditas. 

Imersão na Arábia Saudita

Encabeçado pelo empreendedor, investidor e correspondente do GazzConecta no país saudita, Diogo Ruiz, o projeto desvenda a cultura, oportunidades e tendências atuais de um dos países mais ricos do mundo e sua visão de futuro.
Tido como o principal polo de inovação da década, a Arábia Saudita está investindo pesado em uma transformação social e cultural encabeçada pelo príncipe herdeiro do trono saudita, Mohammed bin Salman, filho do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud e que, atualmente, é responsável pelas decisões políticas e diplomáticas do país.
“O que mais chama a atenção na Arábia Saudita é a vontade que se vê de fazer diferente, de inovar, de desenvolver projetos sustentáveis para que o país possa depender menos do petróleo e possa ter outras alternativas econômicas até o ano de 2030”, conta Ruiz, que esteve no país no início de dezembro.
Para isso, a Arábia Saudita está desenvolvendo projetos ambiciosos que reúnem tecnologia, inovação e sustentabilidade. É o caso de NEOM, cidade futurista que está sendo construída no deserto, no Noroeste saudita. 
Quem esteve em NEOM foi o biólogo especialista em gestão de resíduos Rafael Mattos que participou, ao lado de Ruiz, do painel de lançamento do projeto “Visão 2030 Arábia Saudita” do GazzConecta. Mattos atuou como gestor de resíduos do governo árabe por mais de um ano na cidade que está sendo levantada na aridez do deserto. “NEOM é algo monumental, diferente de tudo já construído no mundo atual”, comenta.
“Depois do Vale do Silício, a Arábia é a bola da vez. Quando a gente acordar, já vai estar tudo pronto, como aconteceu com Dubai. Tudo vai ser muito rápido e haverá oportunidade para todo o mundo estar envolvido nisso”, diz.
Segundo Ruiz, as oportunidades não se restringem à mão de obra. Há oportunidades, também, para empreendedores e negócios - e os brasileiros também podem aproveitá-las.
“Com o projeto do GazzConecta, estamos trazendo em primeira mão, para o público brasileiro, essas oportunidades que estão acontecendo por lá. A Arábia Saudita está se transformando a passos largos, de forma muito rápida e está buscando pessoas, capital intelectual para fazer isso acontecer”, revela Ruiz.
“Os profissionais que estão lá estão aprendendo, estão desenvolvendo tecnologias. O que estão aprendendo, depois vai ser replicado em outros projetos, em outros países. Esta é uma das grandezas deste grande movimento de inovação que estamos vendo acontecer no país saudita”, comenta.

Oportunidades para pessoas e negócios

Para Erica Marques, especialista em inovação na Sprint XP, o evento de lançamento do projeto “Visão 2030 Arábia Saudita” foi importante por trazer essas possibilidades que o país está abrindo para o mundo. “A transformação social que passa pela inclusão e pela equidade de gênero foi o que mais me chamou a atenção”, revela.
Erica destaca ainda o papel das pessoas no processo de inovação, ressaltado pelos painelistas. “Esse é um olhar muito cuidadoso em relação às pessoas, porque, antes da tecnologia, é preciso olhar para as pessoas que vão potencializar a inovação que já está sendo feita na Arábia Saudita”, diz.
O empreendedor e cofundador da Troc, startup curitibana de moda circular, Henrique Domakoski, salientou a importância do projeto do GazzConecta por dar visibilidade às oportunidades que o país saudita está apresentando para o mundo. 
“Ao decidirem reduzir a dependência da extração do petróleo, a gente percebe o tamanho das oportunidades que surgem em meio ao Oriente Médio. Seja para fazer negócios, seja para profissionais interessados em participar da construção deste país em transformação, as oportunidades são numerosas. Vale a pena ficar atento a esse movimento da Arábia Saudita”, revela. 

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão