Thumbnail

Blockchain era mesmo só barulho? AI é mesmo tudo isso? Qual das duas tecnologias será mais impactante?

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Inovações Tecnológicas

Inteligência Artificial e Blockchain: modas passageiras ou revoluções autênticas?

24/01/2023 18:01
Em 2021 vivenciamos um período de hype tremendo para aplicações baseadas em Inteligência Artificial e Blockchain. Vimos, por exemplo, o preço de diversas moedas disparar, além da criação de negócios inteiros baseados em tecnologias emergentes como NFTs e DAOs. Como toda nova tecnologia, estes ciclos de muito barulho e burburinho são naturais.
Em 2023, já podemos notar que boa parte deste hype passou de aplicações baseadas em Blockchain para Inteligência Artificial. Só se fala da OpenAI, ChatGPT e todas as ferramentas sendo criadas a partir delas.
Diante deste cenário, alguns questionamentos começam a surgir: Blockchain era mesmo só barulho? AI é mesmo tudo isso? Qual das duas tecnologias será mais impactante?
Respondo logo de cara que: 1) Blockchain não era só um hype, 2) AI é mesmo tudo isso, mas, assim como Blockchain, teremos muito ruído em torno dela nos próximos anos. E finalmente, sobre a terceira pergunta: ambas serão igualmente importantes, mas de maneiras e por motivos diferentes. 
Blockchain será uma revolução em termos de infraestrutura. Ela é uma nova espinha dorsal para instituições e negócios, e uma maneira completamente nova de colaboração em escala, algo tão importante em um mundo conectado como o de hoje.
A Blockchain possui também propriedades essenciais para a criação de direitos de propriedade no ambiente digital, algo até hoje não resolvido completamente. Esta revolução, apesar de poderosa, pode não ser tão visível para o cidadão comum, embora seja possível afirmar que muita gente estará usando aplicações baseadas em blockchain em poucos anos, mesmo sem saber disso.
Inteligência Artificial, por outro lado, será uma revolução muito mais visível. Ela traz, sobretudo, ganhos de produtividade dez ou 100 vezes maiores se comparados com tecnologias anteriores. Qualquer tipo de criação online ou de processos que possam ser automatizados serão impactados pela IA. Essas aplicações irão se beneficiar de efeitos de rede e viralidade muito mais do que aplicações baseadas em Blockchain, simplesmente por que serão muito mais amigáveis ao usuário final.
É importante notar que as duas serão imensamente impactantes. Numa analogia com coisas mais conhecidas, compará-las é como querer dizer qual tecnologia foi impactante: se a nuvem ou as tecnologias móveis.
Cloud, de certa forma, se compara à Blockchain: é uma infraestrutura computacional que traz diversos novos paradigmas. Bilhões de pessoas utilizam aplicações baseadas em cloud todos os dias e provavelmente nem mesmo sabem do que se trata. O Mobile, por outro lado, é uma tecnologia muito mais “reconhecível” e que teve gigantesco impacto, não só em diferentes indústrias, mas também na vida das pessoas e de maneiras diferentes. Assim como, provavelmente, acontecerá com IA.
Independente de qual tecnologia você ache que será mais relevante para sua carreira ou indústria, é importante começar a se preparar. Essa janela de oportunidade não vai durar muito tempo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão