Thumbnail

A inteligência artificial já está presente em sua vida, talvez muito mais do que você imagina.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Algoritmos e Inovação

Lensa App, ChatGPT: Inteligência Artificial para além do hype

13/12/2022 15:14
Nas últimas semanas, os feeds de redes sociais foram invadidos por postagens de usuários brincando com inteligências artificiais. As mais famosas delas, com as imagens do Lensa App, que utiliza fotos subidas pelos usuários para criar versões fictícias das fotos. O outro foi o ChatGPT, da OpenAI, capaz de responder perguntas de forma rápida e conversacional, sendo chamados por muitos de “Google Killer”.
É fascinante pensar nas possibilidades de onde esse tipo de ferramenta poderá nos levar. Além dessas, temos ferramentas de inteligência artificial nos ajudando a escrever textos, a criar vídeos, e a criar efeitos visuais. Em 10 anos, tudo isso será praticamente invisível para nós.
Na verdade, a inteligência artificial já está presente em sua vida, talvez muito mais do que você imagina. Os algoritmos de recomendação de filmes e séries que você assiste aos fins de semana são baseados em inteligência artificial. Suas pesquisas no Google, a mesma coisa. Os vídeos recomendados a você no YouTube ou os posts que você vê no Instagram? IA.
A Inteligência Artificial está presente também em indústrias mais tradicionais, como de serviços financeiros e logística. Contudo, quando pensamos no potencial dessa tecnologia, podemos dizer que ainda estamos no início de tudo.
Fazer algumas perguntas e receber respostas ou brincar com algumas imagens em um aplicativo pode não parecer avanços revolucionários, mas tudo isso são como peças de Lego que estão sendo adicionadas, aos poucos, a algo gigantesco.
Para muito além do hype, a inteligência artificial nos trará imensos ganhos de produtividade. É algo que não paramos para pensar: veja como a Internet transformou nossa produtividade! É algo praticamente imensurável. A IA provavelmente nos trará ganhos semelhantes, provavelmente, até maiores.
Não gosto das visões apocalípticas de que ela irá simplesmente destruir milhões de empregos do dia para noite. Sim, muitos profissionais precisarão se adaptar. Adaptação parecida com a que aconteceu com a chegada de outras revoluções, como a própria internet, a nuvem, smartphones, e assim por diante. Se a IA irá tornar determinadas profissões obsoletas, ela também irá criar outras e trazer muitas oportunidades.
Sem dúvida, existe muito ruído em torno de IA,  mas isso é natural diante de qualquer novidade que pode gerar grande impacto. Alguns investidores que conheço brincam que se uma startup insere em seu deck a expressão “inteligência artificial”, seu valuation multiplica algumas vezes. É claro que isso é apenas uma brincadeira, mas esconde uma mensagem clara: existe muito barulho nessa indústria, e como sempre, precisamos ter atenção pra separar o sinal do ruído.
E aqui vale trazer outro ponto: você provavelmente está cansado de ouvir que “as mudanças estão cada vez mais rápidas”. Vá a qualquer palestra de inovação e essa frase estará lá. Contudo, talvez o campo onde essa afirmação seja mais verdadeira seja justamente o campo da IA. Ela provavelmente já está mudando sua indústria… E mudará ainda mais ao longo dos próximos anos.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão