Thumbnail

Para além do hype: hoje, três palavras ganharam o mundo dos negócios. Mas o que elas realmente significam?

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Além do Hype

Três palavras do mundo dos negócios que estão na moda (e o que elas realmente significam)

14/02/2023 20:15
Já falei em artigos anteriores que, de tempos em tempos. o mundo dos negócios passa por hypes. Essas ondas são bons direcionamentos para mostrar para onde o mundo está indo, mas também trazem muitas armadilhas para aqueles que não souberem como se expor a estas novidades. Se expor cedo demais pode fazer com que você esteja oferecendo uma solução inovadora demais para a época. Contudo, se expor tarde demais pode fazer, no mínimo, com que você perca grandes oportunidades.
Pensando nisso, trouxe três palavras da moda do mundo dos negócios e o que elas realmente significam - para além do hype. Veja que algumas dessas palavras podem não estar na moda agora - enquanto outras estão - mas, com certeza, serão cada vez mais faladas ao longo dos próximos anos. Com isso, é fundamental separar aquilo que é um sinal daquilo que é um ruído.
Inteligência Artificial
A maior buzzword do momento, e que deve ser a principal palavra da moda de 2023, a Inteligência Artificial ganhou os noticiários depois do lançamento do ChatGPT, da OpenAI. A IA é, sem dúvida, revolucionária. Ela já é utilizada há muito tempo por gigantes da tecnologia e, agora, está se tornando uma tecnologia acessível a todos. Contudo, ela não é perfeita e não, não faz tudo, ao contrário do que muitas pessoas parecem acreditar. A Inteligência Artificial é uma ferramenta - sobretudo, de produtividade - que trará diversos ganhos para a sociedade, mas que não resolve todos os nossos problemas num estalar de dedos.
Comunidade
Outra palavra da moda que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Acredito fortemente que todo negócio, ainda esta década, precisará ter estratégia de construção e gerenciamento de comunidades. Ter uma comunidade forte será um grande diferencial competitivo. No entanto, ainda estamos a alguns anos de distância de descobrir quais são as reais boas práticas para chegarmos lá.
Como sempre, falar é muito mais fácil do que fazer. Além disso, construir uma comunidade não é o mais difícil. Mantê-la engajada ao longo do tempo é o que importa. Acredito que chegaremos lá, mas como sempre, precisaremos separar o que realmente faz sentido e o que é apenas conversa fiada para vender curso.
Blockchain
Já há alguns anos, blockchain é descrita como uma das tecnologias mais revolucionárias deste século. Continuo acreditando firmemente nisso, embora eu veja que ainda precisamos derrubar diversas barreiras para chegarmos lá. Esta tecnologia tem funcionado em ciclos. Desde o primeiro bloco do bitcoin, em 2009, passamos por diversos ciclos diferentes, como DeFi e NFTs. Cada um deles trouxe muito hype, mas também muitas inovações tecnológicas que ajudam a levar o ecossistema pra frente.
Blockchain nada mais é do que uma base de dados com características especiais, como imutabilidade, compossibilidade e o fato de ser auditado por qualquer um, a qualquer momento. A adoção em massa da blockchain não virá tão facilmente como a adoção da IA, como no caso do ChatGPT, mas terá tanto impacto quanto, conforme negócios e profissionais comecem a construir mais e mais, utilizando esta nova infraestrutura.