Thumbnail

Em muitas áreas rurais do Senegal e em outros países em desenvolvimento, o acesso à internet e aos smartphones cresceu significativamente nos últimos anos.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Países em desenvolvimento

Tecnologia e transformação social: o exemplo do Senegal

10/10/2023 20:35
Na era digital atual, em que a tecnologia é parte integrante de nossas vidas diárias, é fácil subestimar o impacto profundo que inovações aparentemente simples podem ter em comunidades inteiras. Estamos tão acostumados com muitas delas que, muitas vezes, nem percebemos que elas estão ali.
O smartphone foi e ainda é uma revolução, assim como a internet e a energia elétrica, mas eles já estão tão presentes em nossas vidas que, muitas vezes, só nos lembramos deles se eles desaparecerem, mesmo que por alguns minutos.
Em um artigo escrito por Jack Thompson, publicado pela Rest of World, chamado “WhatsApp voice notes are revolutionizing farming in Senegal” ("Os áudios do WhatsApp estão revolucionando a agricultura no Senegal", numa tradução livre), o autor mostra como uma ferramentas que usamos diariamente, muitas vezes sem nem perceber, tem mudado comunidades inteiras no país africado.
Em muitas áreas rurais do Senegal e em outros países em desenvolvimento, o acesso à internet e aos smartphones cresceu significativamente nos últimos anos. Pense aqui no Brasil e como o lançamento e a adoção do Pix mudou a nossa rotina e a de milhões de pessoas.
No Senegal, onde praticamente metade da população não sabe ler ou escrever, os famosos áudios do WhatsApp permitem que populações inteiras se comuniquem umas com as outras, compartilhando conhecimento e boas práticas no campo.
Perceba o quão sutil e poderoso isso é.
É por isso que, em última instância, não compro o discurso de demonizar as big techs. Sim, elas têm defeitos e devemos cobrá-las e lutar para que eles sejam corrigidos. Mas elas são também responsáveis por tecnologias socialmente transformadoras.
Você provavelmente envia diversos áudios por dia, mas talvez nunca tenha imaginado o quão poderoso poderia ser um áudio de WhatsApp enquanto ferramenta de empoderamento e compartilhamento de conhecimento para populações inteiras.
Com um simples toque de botão, os agricultores podem acessar conselhos de especialistas ou de outras pessoas que já passaram pelo que eles estão passando, capacitando-os a tomar decisões informadas e melhorar sua renda.
Este exemplo é perfeito para demonstrar como tecnologias cotidianas podem ser uma força para mudanças transformadoras. Esqueça os discursos apocalípticos contra a tecnologia. Eles, muitas vezes, vêm de pessoas que vivem em uma bolha e que acham que todos são como elas.
No mundo real, pessoas estão usando o que a tecnologia tem para oferecer para melhorar de vida.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão