Thumbnail

Em um cenário em constante evolução, algumas áreas e profissões sentirão, mais do que outras, os impactos da inteligência artificial. Crédito: Freepik.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

IA

Onde a inteligência artificial irá gerar maior impacto em 2024

24/01/2024 15:27
Uma das principais buzzwords de 2023, a inteligência artificial (IA) já não é mais uma promessa futura, mas uma realidade palpável, transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos. Neste cenário em constante evolução, algumas áreas e profissões seguramente já sentirão um grande impacto em 2024, prometendo mudanças radicais impulsionadas pela IA. Listo, abaixo, minha aposta para as áreas mais impactadas.

Saúde

A IA está revolucionando o setor de saúde, desde diagnósticos mais precisos até tratamentos personalizados. Ferramentas de IA estão sendo desenvolvidas para analisar grandes volumes de dados médicos, identificar padrões e sugerir diagnósticos e tratamentos. Isso não apenas acelera o processo de cuidado ao paciente, mas também aumenta a precisão, podendo salvar vidas. Profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, precisarão se familiarizar com essas tecnologias, adaptando-se para trabalhar lado a lado com sistemas inteligentes.

Finanças

O setor financeiro já está sendo profundamente impactado pela inteligência artificial, com algoritmos capazes de realizar análises de mercado, gestão de riscos e detecção de fraudes de maneira mais eficiente que humanos. Profissionais de finanças, incluindo analistas, gestores de fundos e consultores, precisarão entender de algoritmos de IA para tomar decisões mais informadas e oferecer melhores serviços aos clientes.

Educação

A personalização é a chave para a transformação da educação pela IA. Sistemas inteligentes que adaptam o conteúdo ao ritmo e estilo de aprendizado de cada aluno prometem tornar a educação mais eficaz. Educadores e desenvolvedores de conteúdo educacional precisarão se adaptar a essa nova realidade, integrando tecnologias de IA em seus métodos de ensino e materiais.

Tecnologia e desenvolvimento de software

Claramente, este é um campo diretamente impactado pela IA. Desenvolvedores de software e profissionais de TI precisarão se manter atualizados sobre as últimas ferramentas e técnicas de IA para criar soluções mais inteligentes e eficientes. A automação de código, testes e operações por meio de IA está transformando a forma como os softwares são desenvolvidos e mantidos.

Informação acima de tudo

Para manter-se atualizado nesse admirável mundo novo, a educação contínua é a chave. Investir em cursos e treinamentos especializados em inteligência artificial oferecidos por diversas plataformas online pode ser um excelente ponto de partida. Além disso, a participação em fóruns e comunidades de tecnologia enriquece o aprendizado, permitindo a troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais que compartilham dos mesmos interesses e desafios. Esta interação oferece insights valiosos sobre como a IA está sendo aplicada em diferentes campos.
Além disso, leitura e pesquisa também são essenciais para se manter informado sobre os últimos avanços em inteligência artificial. Dedicar-se a blogs e podcasts especializados pode fornecer uma compreensão profunda das tendências atuais e futuras. Além disso, a experimentação prática com ferramentas e tecnologias de IA em projetos pessoais ou profissionais é insubstituível. Aprender fazendo permite não apenas compreender o potencial e os desafios da IA de forma mais concreta, mas também desenvolver habilidades práticas que serão inestimáveis no futuro.
No fim das contas, apesar de toda a transformação potencial trazida pelas novas tecnologias, algumas coisas permanecem imutáveis. Uma delas, é a curiosidade como atalho para a compreensão das mudanças. Mantenha-se curioso, ávido por conhecimento e abra espaço para novos conceitos e ideias. Dessa forma, o futuro pode ser tão desafiador quanto empolgante.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão