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Um compilado com 10 insights sobre carreira que aprendi ao longo das últimas décadas.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Habilidades e comportamentos

10 lições sobre a vida profissional que você precisa aprender hoje

17/01/2023 19:08
Para o artigo de hoje resolvi trazer algo diferente. Ao invés de um artigo propriamente dito, trouxe um compilado com 10 insights sobre vida profissional que aprendi ao longo das últimas décadas. São como pílulas de conhecimento que acumulei ao longo dos anos e que busco compartilhar com aqueles que trabalham comigo e que são mais próximos a mim.
1. Boa parte da sua carreira será influenciada pelos chefes que você teve no início da sua trajetória. Grandes líderes produzem outros grandes líderes. Chefes tóxicos produzem profissionais infelizes. Se for uma opção, fuja ao máximo de chefes tóxicos. Se não for, busque desenvolver sua inteligência emocional para se blindar ao máximo.
2. Apesar de ser uma palavra da moda, inteligência emocional é uma habilidade extremamente importante. Saber lidar com frustrações, ansiedade, e buscar sair da zona de conforto é fundamental para o crescimento profissional.
3. Com quem você trabalha é quase tão importante quanto com o quê você trabalha.
4. Equilíbrio é, quase sempre, um mito. Existem momentos em que o profissional estará na dianteira. Existem momentos em que é preciso pisar no freio e dar mais atenção para outros aspectos. Seu grande objetivo é manter todos os pratos girando, mesmo que alguns deles, por vezes, girem mais rápido ou mais lentamente. 
5. Saber como fazer um bom branding pessoal é uma habilidade extremamente relevante em um mundo tão volátil como o atual, em que muitas carreiras consideradas estáveis podem sumir. Se você tem boas habilidades e, ao mesmo tempo, sabe se vender, suas chances de sucesso - seja lá o que for sucesso para você - aumentam muito.
6. Coisas básicas como escrever corretamente, chegar no horário, ser comprometido, ser respeitoso, dentre outras, podem parecer básicas demais, mas ajudam a te separar de boa parte dos profissionais que não prestam atenção a elas.
7. Trabalhar duro foi, é, e continuará sendo uma das principais maneiras de ascender profissionalmente. Pode parecer clichê, mas nada resiste ao trabalho. Baixar a cabeça e executar bem aquilo que você se propõe é uma regra de ouro que será sempre relevante.
8. Um equilíbrio entre soft skills e hard skills pode te levar muito longe. Focar apenas em soft skills irá comprometer os seus resultados. Focar apenas em hard skills irá comprometer a sua saúde mental e os seus relacionamentos. 
9. Networking é muito mais sobre ser uma pessoa respeitosa, encontrar interesses em comum e sustentar relacionamentos ao longo do tempo do que uma fórmula mágica que você encontra em algum livro.
10. Ter sorte é fundamental. E aumentar suas chances de sorte é totalmente possível. Para isso, fale com mais pessoas, abrace projetos fora da sua alçada, busque experiências que te tirem da sua zona de conforto. O acaso gosta de encontrar os inconformados.

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