Thumbnail

Fusões e Aquisições: estratégia de crescimento não-óbvia

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Mergers and Acquisitions

Fusões e Aquisições: uma estratégia de crescimento não-óbvia

22/02/2022 12:00
Uma das formas de crescimento mais utilizadas por algumas das principais empresas do mundo são as Fusões e Aquisições, termo derivado do original em inglês Mergers and Acquisitions (M&A). Apesar de ser uma estratégia amplamente conhecida no mundo dos negócios, esta é uma forma de crescimento ainda subutilizada pelas empresas brasileiras.
Embora tenhamos visto muitas empresas nacionais apostando em fusões e aquisições nos últimos anos, enxergo que ainda existe um gap muito grande para mais M&As ocorrendo por aqui.
A maioria dos especialistas defende que existem 3 grandes tipos de fusões e aquisições:

Horizontais

    Verticais

      Conglomerados

        Existem ainda outros tipos mais específicos de M&As, como o Acquiring (junção entre as palavras Acquisition e Hiring, Aquisição e Contratação). Esse tipo de fusão e aquisição acontece quando uma empresa adquire outra focada principalmente em trazer os talentos desta companhia para o seu ecossistema. Foi isso que aconteceu quando o Nubank comprou a empresa de software Cognitect, pois os times desta empresa eram especializados em linguagens de programação e de bancos de dados valiosos para o banco digital.
        Fusões e Aquisições são um canal de crescimento ainda em desenvolvimento no Brasil e meu palpite é de que existem aí diversas oportunidades. Esta é uma estratégia com seus potenciais benefícios e riscos e vários pormenores devem ser levados em conta.
        Adquirir ou se unir a uma outra companhia pode aumentar rapidamente a base de clientes e de tecnologia de uma empresa, mas pode também trazer grandes desafios de integração, foco e cultura.

        Enquete

        Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

        Newsletter

        Receba todas as melhores matérias em primeira mão