Thumbnail

Para 2024, e para todos os próximos anos, a grande sacada é compreender que as oportunidades estarão lá. Crédito: Smile Photo / Freepik.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Ano Novo

Faça de 2024 o seu melhor ano

26/12/2023 11:51
Todos os anos é a mesma coisa. O ano se aproxima do seu fim, começam as mensagens de boas festas e renova-se a esperança de um ano e uma vida melhor. Neste momento, é natural que muitos de nós estejamos olhando para o futuro com uma combinação de entusiasmo e preocupação. Afinal, o que podemos esperar de 2024? Como será o cenário político e econômico? Quais serão os desafios que enfrentaremos? Essas são perguntas legítimas, mas há algo fundamental que todos devemos lembrar: fazer de 2024 o nosso melhor ano depende, acima de tudo, de nós mesmos.
Muitas vezes, quando nos deparamos com as incertezas e complexidades inerentes ao processo de olhar o horizonte futuro, pode parecer que os desafios à nossa frente são monumentais. As condições que se apresentam hoje podem nos levar a duvidar se realmente conseguiremos alcançar nossos objetivos e aspirações. No entanto, quando olhamos para trás e refletimos sobre nossas vidas até o momento, muitas vezes nos surpreendemos com a capacidade que temos de superar adversidades que pareciam insuperáveis.
Todos nós já vivenciamos momentos em que enfrentamos obstáculos que pareciam intransponíveis. E, no entanto, aqui estamos, seguindo em frente, construindo nossas vidas e crescendo como indivíduos. Isso nos ensina uma lição valiosa: não importa quão desafiador o cenário possa parecer, sempre existem oportunidades à nossa espera.
Para 2024, e para todos os próximos anos, a grande sacada é compreender que, independentemente do cenário nacional ou global, das políticas econômicas do governo ou das tendências dos mercados globais, as oportunidades estarão lá.
É uma questão de perspectiva. Se olharmos o copo meio vazio, poderemos concluir que não há chance de fazer de 2024 um bom ano. No entanto, se optarmos por olhar o copo meio cheio, em qualquer circunstância, teremos a certeza de que podemos fazer melhor e obter resultados significativos, não importando as circunstâncias.
Essa mentalidade positiva orienta nossas ações e nos ajuda a enxergar oportunidades onde outros veem apenas desafios. É uma espécie de profecia autorrealizável. Quando acreditamos que podemos alcançar o sucesso, estamos mais propensos a tomar as medidas necessárias para alcançá-lo.
Lembre-se de que nada na vida tem um significado intrínseco. É exatamente por isso que cabe a nós dar um significado positivo ao que nos rodeia, mesmo que, em alguns momentos, isso pareça extremamente difícil. A recompensa dessa mentalidade positiva e proativa é a construção de uma vida repleta de "anos novos" que superam o anterior e nos transformam em pessoas e profissionais cada vez melhores.
Portanto, enquanto nos aventuramos em 2024, lembre-se de que o poder de o tornar um grande ano está em suas mãos. Com atitude positiva, determinação e ação consciente, você pode transformar cada ano em uma etapa marcante em sua jornada pessoal. Aproveite ao máximo este novo ano que se inicia. E comprometa-se em fazer dele, inequivocamente, o melhor ano da sua vida!

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão