Thumbnail

5 livros que me ajudaram ao longo das últimas décadas e que tenho que certeza que irão te ajudar, independente do nível se senioridade no qual você se encontra.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Indicações

Cinco livros não óbvios sobre liderança

24/03/2023 12:58
Liderança é uma habilidade como qualquer outra. E como qualquer habilidade, pode ser desenvolvida e proporcionar a quem a desenvolve, quem sabe, a chance de se tornar um grande líder.
Para isso, não existe segredo: é preciso estudar, colocar em prática e dar a cara à tapa. Pensando nisso, escrevo hoje sobre cinco livros que me ajudaram ao longo das últimas décadas e que tenho certeza que irão lhe ajudar, independente do nível de senioridade no qual você se encontra. Fazendo uma mea-culpa, o primeiro e o terceiro desta lista podem ser um pouco óbvios. Mas é importante lermos para além do hype.

"Daring Greatly: How the Courage to Be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent, and Lead" de Brené Brown

Este é um queridinho dos coaches ao redor do mundo. A despeito disso, no entanto, ele traz lições importantes sobre como a vulnerabilidade pode ser uma força em vez de uma fraqueza e como líderes podem ser mais autênticos e compassivos se souberem como explorar e demonstrar suas próprias vulnerabilidades. Uma ótima pedida em um mundo de aparências em que todo mundo parece perfeito nas redes sociais.

"The Servant as Leader" de Robert K. Greenleaf

Este é ótimo para profissionais que acham que o mundo gira em torno de si e que precisam de um choque de realidade ou diminuir o ego. Ele enfatiza a importância de termos uma liderança servidora, em que o líder coloca as necessidades dos outros acima das suas próprias. Um dos maiores chavões da liderança é o bom e velho “o líder é muito diferente do chefe” e este livro mostra claramente no que se baseia esta diferença.

"Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don't" de Simon Sinek

Simon Sinek foi alçado à condição de guru do mundo corporativo desde sua Ted Talk Start with Why, uma das apresentações de Ted mais assistidas da história. Autor de diversas obras, nesta em específico Sinek fala sobre liderança e explora como os líderes podem criar culturas em que as pessoas se sintam seguras e motivadas, colocando as necessidades dos outros acima das suas próprias.

"The Leadership Challenge: How to Make Extraordinary Things Happen in Organizations" de James Kouzes e Barry Posner

Sistemas e processos são extremamente importantes. Não adianta termos os melhores conceitos na manga se não somos capazes de aplicá-los dentro de nossas organizações. Este livro, com certeza, ajuda nisso, trazendo um modelo de liderança que enfatiza a importância da visão, da confiança, do envolvimento e da ação, e oferece ferramentas práticas para aplicá-lo.

"Leadership BS: Fixing Workplaces and Careers One Truth at a Time" de Jeffrey Pfeffer

Se você já teve contato com meus artigos, livros ou palestras, sabe que odeio “bullshitagem”. Este livro traz uma ótima perspectiva sobre como liderança pode ser um assunto cheio de frases vazias no mundo corporativo e o que podemos fazer para mudar isso. Novamente, em um mundo de aparências das mídias sociais, ter visões realistas sobre um assunto tão importante é ainda mais fundamental.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão