Thumbnail

É bem provável que tenhamos uma bolha de startups de IA nos próximos anos, com o mercado ficando inundado por plataformas e valuations exacerbados.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Investimentos em AI

A corrida pelo domínio no campo da Inteligência Artificial está esquentando

07/02/2023 19:34
O ChatGPT, Inteligência Artificial conversacional da OpenAI, atingiu 100 milhões de usuário em apenas 2 meses, marca que o TikTok demorou 9 meses para alcançar e que o Instagram, 30.
A Microsoft anunciou um investimento massivo na OpenAI, aumentando ainda mais sua participação na empresa. O sucesso do ChatGPT e os movimentos da Microsoft acenderam o sinal de alerta em outras gigantes de tecnologia.
Apenas algumas semanas depois, o Google, anunciou um investimento de mais de 300 milhões de dólares na Anthropic, uma rival da OpenAI fundada por ex-engenheiros da empresa. O montante chama a atenção não apenas pelo tamanho das cifras, mas também pelo momento: em uma época na qual investimentos em startups parecem ter virado raridade, startups de inteligência artificial têm atraído muita atenção.
As outras gigantes também não estão ficando para trás. A Meta já fez demonstrações em beta de algumas aplicações de IA nas quais está trabalhando e que devem estar amplamente disponíveis em breve. A Google, além do investimento na Anthropic, anunciou uma ferramenta para competir direto com o ChatGPT, a Bard, que será integrada à ferramenta de buscas da plataforma.
É claro que existe sim muito hype envolvido, assim como vimos no passado em outras ondas, como mobile, cloud, e crypto. Contudo, assim como no caso dessas tecnologias, isso não quer dizer que elas não possuam valor. Pelo contrário, estamos vendo diante dos nossos olhos o surgimento de tecnologias que definirão as próximas gerações.
É bem provável que tenhamos uma bolha de startups de IA nos próximos anos, com o mercado ficando inundado por plataformas e valuations exacerbados. Isso é normal em todo mercado ainda em maturação.
Mesmo assim, produtos que provavelmente serão gigantescos em 10 anos provavelmente surgirão entre esse ano e o próximo. O grande ponto atual da Inteligência Artificial é a evolução em termos de produto.
Gigantes como Spotify, Google, Netflix, TikTok, e muitos outros, usam IA em seus produtos há décadas. Agora, entretanto, este tipo de tecnologia está invadindo outros tipos de aplicação, como nos casos do ChatGPT e do Midjourney, expandindo todo o poder da IA para além das paredes fechadas de grandes corporações, isto é, para usuários comuns, que podem utilizá-las para os mais diversos fins.
A corrida começou. Quem ficar parado, seja empresa ou profissional, ficará para trás.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão