Thumbnail

Delegar é muito mais difícil do que parece e leva muitos profissionais a microgerenciar outros profissionais. Crédito: Senivpetro / Freepik.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Liderança

4 estratégias para delegar melhor

21/11/2023 17:51
Delegar é algo extremamente difícil, especialmente para profissionais com perfil muito executor ou empreendedor. Colocar coisas em prática e fazer por você mesmo é uma habilidade extremamente poderosa para determinados momentos de negócio ou determinados projetos.
Contudo, delegar é muito mais difícil do que parece e leva muitos profissionais a microgerenciar outros profissionais. Pensando nisso, separei 4 estratégias para que você consiga delegar melhor.

1. Dados > Intuição

Se você é simplesmente um executor, intuição e feeling podem ajudar até determinado momento. Contudo, para delegar melhor, é necessário sempre saber como sustentar seus argumentos com dados. Comunicar seu feeling ou intuição pode ser difícil, já que são coisas muito pessoais. No entanto, comunicar dados deixa as coisas muito mais claras. Um negócio que depende apenas da intuição de seu fundador ou de alguém não será perene.

2. Controle

Outro ponto fundamental é diminuir sua necessidade por controle. Eu sei, essa pode ser difícil. Nossos negócios ou projetos são, muitas vezes, quase que como nossos filhos - e desapegar pode ser difícil. Isso acontece porque queremos ter controle sobre tudo e é óbvio que, para crescer a partir de determinado ponto, precisamos deixar muitas coisas nas mãos de outras pessoas. Assim, aprender a ficar confortável com menos poder de controle é fundamental.

3. Comunicação

Falamos no primeiro ponto sobre comunicação e aqui, queria reforçar este aspecto. Diversas companhias acabam descentralizando sua comunicação por diversas plataformas diferentes, desde as mais formais, como Microsoft Teams e Slack, até as mais informais, como WhatsApp. Contudo, isso pode se tornar um grande problema para delegar, pois a comunicação fica dividida e, consequentemente, a atenção também. Se a comunicação não está clara o suficiente, a delegação de funções e tarefas também não estará.

4. Estratégias

Seja no presencial ou no home office, ninguém gosta de interrupções no trabalho. Isso é resultado de microgerenciamento, como falamos em parágrafos anteriores. Se os profissionais delegados para determinada tarefa não sabem como realizar determinadas ações, irão pedir ajuda muito mais do que deveriam. Ou serão interrompidos por seus gerentes.
Para isso, ter documentações claras e estratégias já pré-definidas são fundamentais para que não exista microgerenciamento e todos possam trabalhar melhor e sem perder o foco.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão