Thumbnail

Paulo Vieira é uma das maiores referências na área de inteligência emocional no Brasil. Crédito: Divulgação.

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.

Inteligência emocional

O pai da inteligência emocional no Brasil dá dicas importantes

01/12/2023 17:49
Paulo Vieira é uma das maiores referências na área de inteligência emocional no Brasil. Ele concedeu uma entrevista exclusiva para a nossa coluna e fizemos uma seleção dos pontos mais relevantes que dão mostras da mente deste grande empresário.
1. Quem é o Paulo Vieira, quais são seus big numbers?
Eu posso dizer que Paulo Vieira, além de ser um empresário multimilionário, autor best-seller que mais vendeu livros no Brasil por seis anos seguidos, conselheiro de líderes, grandes empresas, e presidente da Febracis, a maior Escola de Negócios da América Latina, é também pai de três filhos e esposo de Camila Vieira, uma incrível parceria.
Ao longo dos meus 25 anos de carreira, tive a oportunidade de realizar consultoria em cerca de 500 empresas, no ramo de desenvolvimento humano e empresarial. Sou Master Coach com mais de 10,8 mil horas de sessões individuais e já treinei mais de 1,5 milhão de pessoas em 83 países. Além disso, pela Febracis, tenho mais de 35 franquias espalhadas por três continentes.
2. O quanto as suas raízes influenciaram no que você se tornou atualmente como escritor best-seller e empresário de sucesso?
A minha jornada, desde os primeiros passos até me tornar um escritor best-seller e empresário de sucesso, foi profundamente influenciada por duas fases da minha vida, a infância e a fase adulta.
Minha infância foi boa, nasci em uma família "bem de vida", meu pai tinha ótimas condições financeiras até a minha adolescência, porém ele quebrou e tivemos que mudar radicalmente o nosso estilo de vida.
Posso dizer com toda certeza, que fui da "riqueza" para a escassez muito rápido. Foram dos 17 anos aos 30 sobrevivendo. Tudo que eu fazia, nada dava certo. Encontrei-me na minha fase adulta com mais de 30 anos, falido, divorciado, morando de favor e dependendo dos outros para comer.
Tudo mudou quando, no meio desse turbilhão de fracassos, sofri um acidente de carro e quase morri. Daquele dia em diante mudei radicalmente minha vida.
Mergulhei de cabeça no estudo do sucesso, das emoções e da mente humana. Comecei a minha transformação por meio de um livro, depois fui lendo outros, fazendo cursos e mais cursos. E no período de um ano, tive minha vida completamente transformada. Tinha uma noiva, com a qual estou casado até hoje, apartamento e dois carros na garagem.
Continuei minha jornada de transformação, fiz mestrado e doutorado, e, em cima da minha tese, criei o que hoje, após 25 anos, se tornou o método central por trás do sucesso e transformação de mais de 1,5 milhões de pessoas no Método CIS e pude impactar mais de 10 milhões de pessoas por meio dos meus livros.
3. Você tem uma carreira super consolidada, porém sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que transforme a vida das pessoas?
Superar os obstáculos diários no Brasil requer foco, adaptabilidade e uma mentalidade voltada para soluções. Em uma sociedade na qual a maioria das pessoas foge de problemas, aqueles que se capacitam para resolvê-los se destacam. Quanto mais vidas você impactar e quanto maior o problema que você resolver, maior o seu legado. Não vai ser fácil, mas é possível vencer e conquistar sucesso.
A chave para construir um legado que transforma vidas está em compreender profundamente três princípios: coragem, verdade e humildade. Você não rompe se não tem coragem, não constrói nada grande sem verdade e não se mantêm no topo se não tiver humildade.
Esses três princípios são chaves poderosas para transformar completamente uma vida. E como costumo dizer, mudanças acontecem rápido. Quem colocar em prática isso na sua vida vai começar a colher os frutos de forma rápida e duradoura, construindo, assim, uma vida melhor para si e para as pessoas ao seu redor.
4. Quais dicas importantes você daria para profissionais no Brasil que sonham em ser bem-sucedidos?
Se eu pudesse dar uma dica seria: seja perito em resolver problemas importantes e, de preferência, de muitas pessoas. Capacite-se para isso e domine a inteligência emocional.
Para ser bem-sucedido no Brasil, é crucial investir em autoconhecimento, estabelecer metas claras e positivas e persegui-las com persistência. Porém, a maioria das pessoas são inconsistentes por conta da falta de inteligência emocional. E se você possui essa habilidade, já está à frente de 90% das pessoas que não possuem.
Além disso, desenvolver habilidades como liderança e comunicação são essenciais para se destacar em qualquer campo de atuação.
5. Como um profissional pode construir uma marca que seja sempre vista e lembrada pela audiência?
Para construir uma marca que seja lembrada pela audiência, é fundamental oferecer valor genuíno e consistente. Durante 25 anos de empresa, mesmo nos piores anos de crise, dobramos de tamanho por um simples motivo, o que vendemos é real.
Por ser real, as pessoas têm resultado e elas se tornam defensoras dos nossos produtos. Enquanto muitas pessoas sujam a imagem do nosso mercado, vendendo fumaça, nós entregamos ferramentas e conceitos que não apenas possuem base científica comprovada, mas que foram validadas por mais de 1,5 milhão de pessoas.
É uma fórmula inevitável: seja real, verdadeiro e cumpra o que você prometeu na venda. Marcas que são construídas ao longo do tempo seguem esses mesmos pilares.
6. Qual é a sua mensagem final para os leitores da Gazeta do GazzConecta?
A todos os leitores, eu diria: o sucesso é uma jornada de crescimento contínuo, nada nasce grande. E se você deseja mudanças, mude primeiro a si mesmo. Já vi de perto grandes empresários caírem e perderem tudo que construíram durante anos por crises familiares, profissionais ou emocionais.
O único caminho para construir uma vida sistêmica (ter resultado extraordinário em todas as áreas) é através da inteligência emocional, se cercando das pessoas certas, estando nos ambientes corretos e tendo acesso ao conhecimento necessário.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor. 
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.