Thumbnail

Começou na última semana o SXSW, maior festival de inovação do mundo. Crédito: Divulgação.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Inovação

Sobre o futuro: relatório Future Today no SXSW

11/03/2024 13:38
Quem acompanha as notícias sobre inovação e tecnologia deve ter lido e visto muita coisa sobre os primeiros dias do SXSW – o maior festival de inovação do mundo. O final de semana foi das 45 startups finalistas do SXSW Pitch, mas dessa vez, os EUA foram reis: todas as vencedoras em todas as categorias foram norte-americanas.
Foi também no final de semana que uma das palestrantes mais esperadas (e frequentes) do evento se apresentou – Amy Webb lançou pelo 17º ano consecutivo o relatório Future Today – um dos relatórios mais influentes do mundo que traz tendências e cenários para o mundo e a tecnologia.
Tenho acompanhado esse relatório todos os anos, gosto da forma como ele é apresentado como macro-tendências e tópicos relacionados e uma análise positiva e negativa sobre os impactos dessas tendências no mundo e na sociedade. Esse ano são quase 900 tendências em tecnologia avaliadas no material (que está disponível para download gratuito).
Lógico que a Inteligência Artificial está no topo dessa lista, sabemos que essa não é uma tendência nova mas o destaque é que a evolução tecnológica constante, capacidade computacional e popularização cria um superciclo que une três tecnologias: IA, biotecnologia e um ecossistema de coisas conectadas. E isso está acelerando o futuro.
Quero ressaltar um ponto sobre o relatório que é a conexão da IA com os ecossistemas de coisas conectadas. Agora, evoluindo a Internet das Coisas (IoT) temos mais conectividade e temos mais “coisas” conectadas além de nossos celulares - nossos carros, nossos relógios, nossa casa… Essa disponibilidade serve para o aprendizado da IA, mas em pouco tempo não será suficiente. Para a evolução da inteligência as “coisas” não são suficientes, as pessoas sim.
Então, cada vez mais teremos acesso a equipamentos e tecnologias que permitam que a IA aprenda a partir da interação direta com o ser humano. Voltando a alguns artigos, falei sobre o lançamento do Apple Vision Pro e sobre o teste da Humane do AI Pin - óculos e broche que mapeiam o mundo em torno do nosso dia-a-dia para entregar uma experiência melhor e maior de conexão para nós, usuários. Isso é verdade, mas além do nosso interesse está o das empresas de acessarem mais dados e aprendizado para suas máquinas.
A cada relatório, lançamento, descoberta tecnológica voltamos sempre aos pontos: nossa privacidade, a ética no uso e na construção dessas soluções, para que tipo de mundo e sociedade esse avanço está nos levando.
No final, ficamos animados e entusiasmados – ao mesmo tempo perplexos e aterrorizados com as possibilidades. É fundamental nos aprofundar sobre os avanços tecnológicos, conhecer, entender – aproveitar dos seus benefícios para nossos negócios, mercados, segmentos. E usar nossa inteligência humana para agir e mitigar os seus muitos malefícios para o futuro na sociedade.
O fato é que a inovação puxa ou empurra – ela não permite que ninguém fique parado. Keep moving.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão