Thumbnail

O Smart City Expert é uma formação executiva que, além de capacitar profissionais do mercado, os conecta com projetos e negócios ligados a cidades inteligentes

iCities*

Mariana Cordeiro de Melo

De aluna à coordenadora, arquiteta fala sobre os próximos passos de programa de formação executiva em smart cities

10/11/2022 14:26
A arquiteta e urbanista Mariana Cordeiro de Melo tem 30 anos e é natural de Bauru, no interior de São Paulo. Encantada pelo universo das cidades inteligentes, desde sua graduação ela busca se especializar na temática. Em 2020, ela fez parte da primeira turma de alunos do Smart City Expert, programa de capacitação criado para suprir uma lacuna na formação de gestores e profissionais na área de cidades inteligentes. Hoje, ela está na coordenação pedagógica do programa – marcado por um ambiente horizontal e colaborativo, num ecossistema de aprendizagem, debates e compartilhamento de ideias e projetos.
Lançado em 2020, o Smart City Expert é uma formação executiva que, além de capacitar profissionais do mercado, os conecta com projetos e negócios ligados a cidades inteligentes. Com uma metodologia inovadora para capacitar gestores e servidores públicos no desenvolvimento de governos e cidades inteligentes, o programa também é voltado para empresários, pesquisadores e representantes de entidades de classe e do terceiro setor.
“Os alunos podem ingressar a qualquer momento, pelo formato cíclico mensal dos módulos. O programa foi desenvolvido com 360 horas certificadas, material didático (e-book), aulas imersivas, palestras e uma videoteca exclusiva. E está alinhada com o Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC),  a partir do embasamento que a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes oferece para que os municípios criem e implementem projetos de smart cities”, convida Eduardo Marques, sócio-diretor do iCities.
A carga horária ampla não espanta os alunos, segundo Mariana, pela forma como os professores conduzem os módulos temáticos. “As dinâmicas são rápidas, mas ao mesmo tempo suficientes para a gente conseguir debater os temas, até os mais polêmicos. Tudo que aprendi consigo aplicar tanto no meu trabalho, quanto em outros momentos da minha vida”, destaca.

Networking especializado em smart cities

Um dos diferenciais mais fortes do programa, destaca a coordenadora, é a rede de networking que se forma no Smart City Expert e continua funcionando mesmo após o fim do curso. “Ainda temos contato com nossos ex-colegas, alguns deles vieram no SCECWB deste ano. Tudo isso é muito positivo. Sinto que, diferente de outros cursos que já fiz, no Expert a gente formou uma rede em que podemos contar um com o outro, com muito respeito e profissionalismo, além de um olhar mais humano, com mais cuidado.”
“Foi muito enriquecedor poder fazer o curso com pessoas de alto nível, mesmo eu tendo acabado de sair da faculdade. A gente tinha meio que uma 'competição saudável', tentando colocar nosso ponto de vista nos debates, mas tudo de forma leve e descontraída. Independentemente da trajetória de cada um, com mais ou menos experiência, todos estão ali para aprender”, relata Mariana.

Perspectiva ampla

“Terminei o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e meu TCC foi na linha de smart cities. Pouco antes, fiz uma graduação sanduíche no Politécnico di Torino, na Itália, com foco em sustentabilidade. Durante a faculdade, sempre tive interesse em cidades inteligentes. Fiz também um curso de extensão na Universidade Estadual de Campinas, quando tive certeza que queria continuar os estudos e resolvi buscar uma pós-graduação na área”, conta Mariana.
O caminho da profissional cruzou com o do iCities, hub de negócios em cidades inteligentes, em 2020, quando foi lançada a primeira turma do Smart City Expert. “Eu conhecia o Smart City Expo Curitiba (SCECWB), mas não tinha conseguido participar do evento. Na graduação eu vi muito superficialmente o tema, apenas sobre indicadores e métricas, sem me aprofundar em todas as verticais existentes. Quando começou a pandemia, decidi investir na minha carreira. Foi quando conheci o curso do iCities, com formato perfeito para mim: além do EAD, o programa era muito interessante, com professores especialistas de mercado”, explica.
Em 2021, Eduardo Marques convidou Mariana Melo para uma parceria, que evoluiu para que ela fizesse parte da coordenação pedagógica do Smart City Expert. “Foi um reconhecimento de todo meu trabalho e esforço quando aluna, podendo colocar em prática o que aprendi, na parte pedagógica e na melhoria contínua. Foi bem interessante o processo de construção do programa pedagógico do curso, poder entender mais o que poderíamos melhorar, o que poderia trazer para agregar ao curso, além das certificações”, detalha.
Agora “do outro lado”, como coordenadora, ela afirma que ter conhecido de perto o programa, como aluna, trouxe uma perspectiva única. “Foi importante porque consigo sempre pensar no aluno, que sempre vai ser nossa prioridade. Outro ponto fundamental sobre essa experiência de imersão em smart cities é que esse universo é muito abrangente. É possível trabalhar em diferentes projetos, com equipes que fazem acontecer. A gente fala muito de cidades do futuro, mas hoje já é realidade a atuação de times multidisciplinares. O programa traz muito disso e, de certa forma, uma preparação para o mundo real, porque a graduação tradicional te prepara para trabalhar com pessoas que tendem a ser seus pares de profissão. Já o Expert me preparou para que tivesse uma preparação multidisciplinar.”
O Smart City Expert foi o primeiro curso da iCities Academy, que lançou outros formatos de capacitação para governos inteligentes e negócios smart. Mais informações pelo site. 
*O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro sobre soluções inteligentes para cidades.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão