Leandro Mineti
Leandro Mineti é diretor de Dados e Inteligência Artificial da Falconi
GazzConecta Colab
Quatro vantagens da eficiência digital para empresas
A eficiência digital pode oferecer vários benefícios às empresas que investem no tema. Hoje, a pauta está no centro das estratégias das organizações que visam aprimorar suas operações diárias e se manterem à frente no mercado competitivo. Uma pesquisa da consultoria Falconi realizada no LinkedIn aponta que 44% dos respondentes consideram a eficiência na operação diária como principal motivação para adotar práticas digitais.
Este dado ressalta a crescente necessidade das empresas em otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade através da tecnologia. Dessa forma, cada vez mais a digitalização dos processos empresariais – incluindo a automação de tarefas manuais e a digitalização de documentos e fluxos de trabalho, além da integração de sistemas e ferramentas – pode significar um salto qualitativo na agilidade e eficiência operacional.
Pode-se dizer que eficiência digital é a chave para preencher as lacunas operacionais que existem dentro das empresas, mantendo-as competitivas, relevantes e preparadas para atender às demandas em constante evolução de clientes e do mercado. Além disso, o tema é capaz de trazer quatro vantagens principais para as companhias que a adotam:
- Operação ágil e eficiente: A automação de processos manuais, a digitalização de documentos e fluxos de trabalho e a integração de sistemas são fundamentais para uma operação mais eficiente, representando a principal motivação para 44% dos respondentes da pesquisa. Além disso, o impacto da eficiência digital, além de reduzir desperdícios, libera recursos e tempo para que as equipes foquem em tarefas de maior valor agregado, impulsionando a produtividade.
- Inovação em produtos e serviços: Um quarto dos respondentes (26%) destacou a eficiência digital como chave para inovar em produtos e serviços, fortalecendo a competitividade e relevância no mercado.
- Melhoria na experiência do cliente: Para 16% das pessoas que participaram da enquete, melhorar o atendimento ao cliente através de soluções digitais, como plataformas de autoatendimento e chatbots, é o principal objetivo de investir em eficiência digital. Uma experiência positiva não só aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente, mas também impulsiona o crescimento dos negócios.
- Análise de dados profunda e significativa: A capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados em tempo real permite insights valiosos sobre comportamento do cliente, tendências de mercado e desempenho operacional, fundamentais para uma tomada de decisão bem mais estratégica. No entanto, apenas 14% dos respondentes consideraram esse tema como principal benefício.
É válido sublinhar a importância de adotar tecnologias digitais não apenas como meio de otimizar operações, mas como estratégia vital para sustentabilidade e crescimento.
Importância da análise de dados
Outro aspecto crítico é a análise de dados. Com processos digitalizados, as organizações têm a capacidade de desvendar uma quantidade sem precedentes de dados em tempo real. A análise de dados não é apenas uma ferramenta para entender o presente; é uma janela para prever tendências e tomar decisões que definam o sucesso a longo prazo. À medida que a digitalização continua a moldar o panorama empresarial, é fundamental que as empresas busquem não apenas sobreviver, mas prosperar na era digital.