Thumbnail

Empreendedor x Fazedor

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Mão na massa

Você tem mentalidade de empreendedor ou de “fazedor”?

28/10/2021 12:00
Você é um empreendedor ou fazedor? Reflita de forma sincera, afinal, esta resposta é fundamental para te ajudar a entender e planejar suas estratégias e ações a médio e longo prazo. Eu explico por quê. Hoje em dia, a palavra empreendedorismo é muito mais usada do que no passado recente, basta abrir qualquer jornal, jogar o termo no Google ou até mesmo assinar revistas e newsletter que focam totalmente na cobertura desse ecossistema.
E a sensação que dá é que todo mundo quer empreender, ter seu próprio negócio, ser seu próprio chefe e que a grande maioria fica esperando a oportunidade ideal para "largar tudo" e começar o seu negócio e tirar suas ideias do papel. Quantas vezes você ouviu de um amigo ou parente algo do tipo “eu tenho uma ideia ótima”, “pensei nisso ou naquilo para empreender”?
Mas o fato é que se você quiser se diferenciar, você não pode somente esperar a oportunidade, você precisa criar sua própria oportunidade. O mundo está cheio de problemas para serem resolvidos com soluções criativas e inovadoras, e muitas pessoas podem realmente estar dispostas a pagar ou investir na sua ideia. Mas enquanto ela estiver apenas no papel, é só mais uma ideia.
Logo, você precisa ir para o campo de batalha, porque é lá que as boas ideias viram grandes negócios! É no dia a dia, no aprendizado, nos erros e acertos, na experimentação.
E se você se animou com este texto e está se perguntando, ok João, então o que eu preciso para começar? Já te adianto que essa é uma das perguntas que eu mais recebo. E a dica que eu sempre dou é: comece para ter boas ideias, não espere uma boa ideia para começar.
Dificilmente seu primeiro negócio será perfeito, um sucesso, não importa o quanto você planeje e/ou espere a “grande ideia” chegar. Digo mais, se você ficar esperando pelo momento ideal, sinto te dizer que certamente alguém com menos recursos, mas com mais vontade que você, vai fazer primeiro e largar na frente.
Então, mude sua mentalidade de “fazedor”, que basicamente espera as oportunidades baterem à sua porta para fazer o que é preciso ou o que gostaria, mas que não teve a iniciativa de correr atrás antes, para “empreendedor", que compreende que para alcançar o que deseja terá que construir uma jornada que se torna impossível sem o primeiro passo.
Não me canso de dizer que empreendedores são incomodados, inquietos e curiosos por natureza. Se você detém essas características e deseja empreender, não deixe para amanhã o que você pode começar hoje. Com consciência, planejamento e ação, não tenho a menor dúvida que muito em breve vou te encontrar por aí no ecossistema.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão