Thumbnail

Todo dia é uma oportunidade para aprender algo novo

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Mentorias e aprendizado

Todo dia é uma oportunidade para aprender algo novo

30/11/2021 18:51
Você é um eterno aprendiz? Saiba que na vida, nós nunca deixamos de receber lições. Não importa o quão longe você chegue. Engana-se aquele que acha que já sabe de tudo, ou que ignora o conhecimento de outras pessoas por puro ego. Estes são os que mais se dão mal, pois a vida não é nada fácil e se encarrega de mostrar da forma mais dura como as coisas realmente funcionam.
Sem aprendizado contínuo e conhecimento, a vida passa a ser muito perigosa porque te obriga a acreditar no que te falam por aí. Então, pense, estude e escreva mais, que você irá colher os frutos disso pelo resto da sua vida. Burro não é aquele que não sabe, burro é aquele que pensa que sabe tudo ou não quer aprender.
Neste sentido de evolução e aprendizado, você pode buscar contar ainda com uma figura que poderá te ajudar a enxergar as observações que coloquei acima. Para falar sobre mentores, gosto sempre de fazer uma analogia básica, mas que diz muito. Quando uma pessoa me procura e diz que está com sede, ela não espera que eu lhe dê a fórmula da água, muito menos que abra um livro e comece a explicar a importância das chuvas e os benefícios para a saúde do homem. O que interessa é descobrir onde existe uma fonte de água potável e matar a sede. Quem tem sede, não quer explicações, quer uma jarra d'água, de preferência cheia e bem fresquinha. Trazendo isso para a realidade, esse é justamente o papel do mentor: mostrar as alternativas e os caminhos para se conquistar a água.
Entenda um mentor como um guia, o mestre, o conselheiro, o grande pensador. Em contrapartida, cá entre nós, ser mentor não é para qualquer um! Para ser mentor é preciso ter tido experiências práticas e usar seus próprios conhecimentos e vivências na sua área para poder partilhá-los com seus mentorados. É aquele que já desbravou caminhos desconhecidos, já ultrapassou barreiras, a pessoa que já fez (e que já chegou lá!) e que agora está disposta a compartilhar seus erros e conquistas. Ele é diferente de um professor, instrutor, facilitador, consultor etc.
Mas cuidado com o que você busca, o mentor não é um atalho para o sucesso! O caminho é sempre longo e por melhor que seja o mentor não faz milagre, nem é mágico. Ele irá te ajudar, incentivar a ampliar sua visão, a encontrar os melhores caminhos e, algumas vezes, até encurtá-lo. Eles já sabem as rotas do que fazer e quando fazer e isso vale muito, mas como vantagem, não como trapaça.
Todos precisam de mentores, até mesmo os que se acham mais experientes, principalmente no mundo dos negócios. Sozinhos seria muito mais difícil seguirem na trilha e enxergarem todas as possibilidades. Eu, por exemplo, apesar de ser mentor de vários empreendedores, tenho os meus mentores, os meus ídolos, as pessoas que me inspiram positivamente. Sempre que preciso, recorro a eles. E sou muito grato por poder contar com essa ajuda, sou grato inclusive aos "nãos" que eles já me deram.
Mentoria, na prática, são conversas, debates e reuniões com ou sem métodos pré-definidos sobre assuntos ligados à sua jornada e ao seu negócio. Este processo possibilita um maior aprendizado e desenvolvimento.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão