Thumbnail

Você já trocou de perspectiva?

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Jogo de xadrez

Antes de desistir, você já trocou de perspectiva?

09/12/2021 11:00
Se você estivesse em um jogo de xadrez e o seu oponente o colocasse em uma situação complicada, você provavelmente ficaria aflito em buscar uma solução rapidamente para não perder o jogo, certo? Assim é a analogia que faço para conectar com o mundo dos negócios. Muitas vezes o empresário está aflito, se sentindo derrotado, mas o game ainda está rolando e é possível reverter – desde que ele perceba isso.
E enquanto a “partida” está acontecendo é que a gente deve mudar a perspectiva do jogo. Olhar com outros olhos e buscar olhar a situação mais amplamente possível, afinal, muitas vezes a solução está ali, diante de você. Mas por orgulho, impulso e até mesmo ego, muita gente opta por entregar o jogo sem admitir que estava errado ou que poderia ter usado outra tática de jogo.
Mudar faz parte da vida e, sinceramente, quase sempre é indicado. Então, troque o medo de errar e essa resistência pela tentativa de visualizar novos pontos, novas estratégias. Aliás, perspectiva é definitivamente uma palavra de múltiplos significados, note que ela pode estar relacionada ao modo como se analisa determinada situação ou objeto. Mas pode ser também um ponto de vista sobre uma situação em específico, ou mais ainda, pode ser um panorama do que se espera pela frente.
Hoje te convido a praticar um simples exercício comigo: olhar por uma outra perspectiva os problemas que estão acontecendo em sua vida. Imagine um tabuleiro de xadrez com um jogo em andamento, só que no lugar de um jogador ao lado da mesa, se posicione “fora do jogo” olhando o tabuleiro de cima, apenas como um espectador.
Você vai começar a olhar saídas para uma nova jogada, e o mais interessante é que vai ver também algumas possíveis jogadas de seus oponentes. Até mesmo para um “xeque-mate” contra você, vai saber como se portar naquele momento. Só o fato de ter mudado a perspectiva, seu cérebro vai oxigenar e o ponto de vista será outro em todos os sentidos.
Faça isso na sua vida agora, saia de cena, da angústia e do foco no problema, olhe as coisas (de fora) como se não fosse com você. Levante a cabeça, respire, olhe pra cima e ao seu redor, ande, não fale sobre o assunto por um tempo. Aos poucos você vai perceber novas ideias, outros caminhos e quem sabe uma solução ou novas oportunidades.
A vida é como um jogo de xadrez, e aceitar que às vezes temos que mover com outras opções e em outras direções, pode ser o caminho que lhe levará a vitória final.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão