De um simples chinelo nasceu um império da moda. Daniela Tombini, empreendedora visionária, transformou sua criatividade em uma marca reconhecida nacionalmente. Com 30 anos de história, a empresa evoluiu de chinelos artesanais para uma linha completa que veste a mulher 24 horas por dia. Inovação, qualidade e dedicação são os pilares desse sucesso. As executivas MEX estiveram na fábrica em Caçador (SC) para conferir de perto esse acontecimento que é a marca Daniela Tombini. Acompanhe nossa conversa e descubra como um pequeno negócio familiar se tornou referência no setor têxtil brasileiro.
Daniela, qual é a sensação de transformar um simples presente de chinelo em um negócio que, hoje, veste moda 24 horas por dia? Você imaginaria chegar aonde chegou?
Daniela Tombini: Transformar um presente de chinelo em algo tão grande é surreal! Nunca imaginei que fosse chegar tão longe. É uma alegria enorme ver a marca crescendo e fazendo parte da vida das pessoas.
Qual foi o momento em que você sentiu que seu negócio estava realmente decolando e percebeu que você estava criando uma marca?
Acho que o momento em que senti o negócio decolar foi quando abrimos nossa primeira loja e vi o impacto nos clientes. E percebi que tínhamos uma marca quando comecei a ver pessoas que nunca imaginei usando nossos produtos e amando o que fazíamos.
Sua empresa cresceu de 50m² para 7.500m² em menos de 10 anos. Quais foram os maiores desafios desse crescimento acelerado?
Crescer rápido é empolgante, mas também traz desafios enormes! O principal foi estruturar uma equipe forte e manter a nossa essência enquanto a empresa ganhava tamanho.
Quais os principais indicadores de performance (KPIs) que influenciam nas decisões estratégicas?
Alguns KPIs essenciais para nós são vendas, margem e satisfação do cliente. Esses números nos ajudam a entender o que estamos fazendo bem e onde podemos melhorar. Eles guiam nossas decisões .
Com 30 anos de história, como você mantém viva a criatividade e inovação que marcaram o início da Daniela Tombini?
A criatividade e a inovação vêm de escutar as pessoas e observar o mundo ao nosso redor. Isso mantém as ideias frescas e, claro, a paixão pelo que fazemos.
Por duas vezes consecutivas vocês receberam o GPTW (Great Place to Work). Quais são os diferenciais que vocês trazem à cidade de Caçador e à vida das pessoas que trabalham com vocês?
Nosso maior diferencial é a valorização das pessoas. Oferecemos um ambiente acolhedor, com crescimento e qualidade de vida. Acredito que isso faz toda a diferença para termos o reconhecimento do GPTW e o brilho nos olhos da equipe.
Qual aspecto do seu negócio ainda lhe surpreende, mesmo após 30 anos de jornada?
Mesmo com tanto tempo de história, me surpreendo com o carinho dos clientes e com o quanto nossa equipe se dedica. A conexão que criamos ainda me emociona.
Considerando a competição global no setor têxtil, como a sua empresa mantém a competitividade sem comprometer a qualidade?
Para nos mantermos competitivos, investimos em qualidade e design, focando em produtos que são realmente diferentes. Preferimos crescer com qualidade, respeitando nossos valores, mesmo em um mercado tão competitivo.
Qual é a estratégia da Daniela Tombini para expansão internacional?
Estamos sempre avaliando novas oportunidades. A expansão faz parte dos nossos planos, mas buscamos fazer tudo com muita solidez. Exportação e franquias estão no radar, mas queremos passos bem estruturados.
Como a empresa está se preparando para a sucessão e garantindo a continuidade do negócio para as próximas gerações?
Sucessão é algo que planejamos com cuidado, pois queremos que a essência da marca continue. Estamos preparando as próximas gerações para que a Daniela Tombini se mantenha firme e fiel aos nossos princípios