Thumbnail

João Dória Jr., fundador do grupo de líderes empresariais LIDE. Crédito: Divulgação.

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett é Presidente do LIDE Paraná.

João Dória Jr.

"Liderança e influência são resultado do exemplo e da inspiração de pessoas que transformaram a vida dos demais pelas suas atitudes e iniciativas", diz João Dória Jr.

07/05/2024 10:35
"Ele chama, o PIB vai". Foi com esta manchete em uma banca de revista que tive meu primeiro contato com João Dória Jr., fundador do LIDE. O ano era 2011 e eu, que trabalhava em São Paulo e precisava me conectar com os decisores dos grandes anunciantes do país, vi naquele homem uma forma de estreitar o caminho. E foi isso que aconteceu. Mas jamais imaginaria que, anos mais tarde, trabalharíamos juntos, comigo, hoje, presidindo uma das mais relevantes unidades do LIDE no Brasil. 
Foi com ele que fiz minha segunda entrevista para esta coluna. Confira:
Você é um grande comunicador e tem um carisma considerado enigmático por quem convive contigo. Quando percebeu que poderia usar da habilidade de comunicação para se conectar a empresários para fazer negócio?
João Dória Jr.: Na verdade, não houve esse insight, aconteceu naturalmente. Sempre fui uma pessoa agregadora. Gosto de integrar, harmonizar, aproximar as pessoas, fazer amigos e criar ambientes. Isso permitiu que, no plano dos negócios, da atividade empresarial, fosse acontecendo naturalmente. E foi por conta disso que o LIDE nasceu, uma ideia original que não foi copiada de ninguém e de nenhuma parte. E que se tornou uma referência no Brasil e até mesmo no exterior.
O LIDE sempre foi reconhecido como uma entidade que reúne lideranças públicas e privadas. Quando você decidiu entrar para a política, teve receio que o legado que tinha construído com a liderança e influência do LIDE não fosse continuar?
De forma alguma, até porque o LIDE não era de uma pessoa. Não era um projeto solitário. Era um conjunto de valores de milhares de empresários, empresárias, executivas e executivos do Brasil e do exterior. Foi construída a muitas mãos.
Durante todos esses anos, o LIDE soube manter a sua independência, a sua autonomia, a sua isenção política e os seus valores institucionais. Isso se manteve no período em que estive afastado do LIDE, cumprindo as minhas responsabilidades como prefeito da cidade de São Paulo e como governador do estado de São Paulo.
O LIDE segue a sua trajetória, valorosa, de debater temas importantes para o Brasil e importantes no plano internacional, no que concerne à economia, aos valores sociais, à importância da proteção ambiental e tudo aquilo que representa o lado positivo da gestão do setor produtivo em conjunto com governos e com a sociedade civil.
Você sempre me dá dicas valiosas de constância, foco e liderança. Que insights você pode compartilhar com nossos leitores?
Liderança e influência representam aquilo que uma pessoa serve de exemplo e de inspiração para os demais, não pela força, não pelo poder e muito menos pelo dinheiro, mas pelas atitudes, pelo conjunto de iniciativas, pelo conjunto de atitudes que essa pessoa teve durante a sua existência ou durante um determinado período, o que permitiu transformar a vida de outras pessoas. Repito, principalmente, pelo seu próprio exemplo.
O que é liderança e influência para você? 
São ensinamentos dados por aqueles que viveram mais experiências do que nós e nos ensinaram, por meio dos seus exemplos, os valores da vida, da existência, os valores da honestidade, da decência, os princípios básicos de ser um bom empresário, uma boa executiva, um bom pai, uma boa mãe, um bom companheiro, um bom colega de trabalho.
Honestidade, decência, inspiração e decisão, coragem para fazer, princípios de sempre aprender com as experiências mais difíceis para aprimorar a sua trajetória e as suas realizações. Estes foram os ensinamentos que todos nós que frequentamos o LIDE aprendemos, e continuamos a aprender e a aperfeiçoar o nosso conhecimento.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão