Thumbnail

Enquanto a inspiração representa a criatividade e as ideias que podem gerar novos conceitos e soluções, a transpiração é o esforço necessário para transformar essas ideias em realidade. Crédito: Freepik.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Inovação

Livre pra inspirar e forte pra realizar

26/03/2024 12:47
"Inspiração e transpiração" estão no vocabulário de todos que empreendem. Também são os pilares fundamentais para impulsionar a inovação em qualquer mercado. Ouvi a fala que Jeff Hoffman, cofundador do Booking.com e mentor de diferentes startups pelo mundo, fez no South Summit, na semana passada, quando ele ressaltou que adotar uma mentalidade de curiosidade e questionamento o faz se manter inovador. “Eu tento ver o mundo como uma criança de 5 anos. Questiono absolutamente tudo ao meu redor.”
Fiquei pensando na liberdade de questionar. De fazer perguntas. De não saber a resposta (ainda). A inovação é feita disso, de buscar novas formas de enxergar o mundo, de resolver os problemas, de atender a desejos e necessidades que estão em constante mudança na sociedade. Mas também de buscar inspiração em lugares fora do senso comum. Lembrei, também, da fala da Rita Wu, pesquisadora e designer - analista de tecnologia da CNN, durante o Smart City Expo Curitiba - quando ela reforçou o quanto podemos aprender com a observação da natureza, como a natureza inspirou a inovação em diferentes segmentos e quanto podemos encontrar soluções por meio da união desta observação com a tecnologia.
Mas além da importância da criatividade e questionamento, a transpiração também é essencial. Enquanto a inspiração representa a criatividade e as ideias que podem gerar novos conceitos e soluções, a transpiração é o esforço necessário para transformar essas ideias em realidade. Gary Lynn indica que é preciso cerca de 3 mil ideias excelentes, 300 revelações de patentes, 125 projetos pequenos e nove programas iniciais de desenvolvimento para um produto ou serviço obter sucesso no mercado. Quer dizer, o sucesso está alicerçado na transpiração. 
No mundo da inovação, o “fazer coletivo” é uma vantagem. O papel do ecossistema de inovação - e da inovação aberta - é ampliar as perspectivas, a experimentação e o poder de realização para navegar em mares nunca navegados.
Um ecossistema de inovação envolve uma rede de empresas, instituições de ensino, startups, investidores e governos que colaboram e compartilham recursos na busca de avanços tecnológicos e econômicos. Dentro desse ecossistema, a inovação aberta é uma ferramenta para atingir esses objetivos. Se inspiração e transpiração precisam andar juntas, a inovação aberta e contínua desempenha um papel fundamental, incentivando as empresas a colaborarem com outras organizações e startups e compartilhar conhecimento, recursos e ideias.
Ao apoiar a inovação, as empresas não apenas cultivam um ambiente mais criativo, mas também investem em pesquisa e desenvolvimento, estabelecem parcerias estratégicas e promovem uma cultura organizacional que valoriza o pensamento inovador e a experimentação. Ao combinar a inspiração com a transpiração, aproveitando ao máximo o ecossistema de inovação, empresas de todos os segmentos aumentam suas chances de sucesso, se mantêm competitivas e se tornam líderes em seus segmentos. 
Então, inspire-se e bora fazer o que ainda será.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão