Thumbnail

O SXSW 2024 acontecerá entre 8 e 16 de março em Austin, no Texas (EUA). Crédito: Tico Mendoza / SXSW

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

South by Southwest (SXSW)

Esquenta para o SXSW

04/12/2023 16:57
Nas últimas semanas, estive empenhada na avaliação das startups que têm o sonho de chegar à final do SXSW Pitch. O evento faz parte do Festival SXSW, que acontece há 36 anos em Austin, no Texas (EUA).
O South by Southwest (SXSW) é um dos eventos mais importantes da atualidade. Ele reúne pessoas do mundo inteiro para debater temas como inovação em mídia, interatividade, comportamento, música e consumo.
Como conselheira do SXSW Pitch, minha missão é identificar aquelas startups que se destacam em criatividade, impacto e relevância, contribuindo, assim, para a seleção dos finalistas que terão a oportunidade de brilhar na final desta prestigiada competição.
Desde 2021, faço parte de um grupo de 230 pessoas do mundo que compõem o Conselho Consultivo do evento, por indicação da representante do SXSW no Brasil, Tracy Mann, e a convite de um dos curadores, Chris Valentine. O Brasil é um dos países com grande representatividade no SXSW, mas, até 2023, nenhuma startup nacional havia chegado à final do SXSW Pitch nos 15 anos de sua realização.
Neste ano, foram duas finalistas brasileiras, entre elas a curitibana AMA - Agentes do Meio Ambiente, que ganhou o prêmio especial de melhor bootstrap da edição. Este é um salto importante e está alinhado com a diversidade de países procurada pelo evento.
Com esta conquista, ampliamos a visibilidade das startups brasileiras para o mundo, especialmente para grandes grupos de investidores que fazem parte do corpo de jurados do evento - e que já veem no país um ecossistema muito rico de startups.
Participar do Conselho é uma grande oportunidade, uma honra e é, também, uma grande responsabilidade de fomentar ainda mais a participação de startups brasileiras no evento e fazer a avaliação de startups de outros países para a definição dos finalistas.
Participo da seleção de três de sete categorias. As startups inscritas precisam cumprir alguns critérios de participação, entre eles de estar em estágio inicial de vida de seu produto. Cada conselheiro ao redor do mundo recebe uma lista com mais de cem empresas para a seleção. A definição dos finalistas é feita pela organização do SXSW Pitch e a divulgação dos concorrentes é feita sempre no mês de janeiro.
A cada ano, surpreendo-me mais com a criatividade das startups e o potencial tecnológico que vem aumentando. Para este ano, conheci startups com soluções variadas, desenvolvendo plataformas para locação de ambientes privativos em eventos, marketplaces para pessoas com deficiência, para viajantes em países específicos etc.
Muitas tecnologias como a de placas solares, wearables de vários segmentos, automação residencial, blockchain, algumas incríveis como um “aparelho” que possibilita pessoas com deficiência física usarem a internet com o comando pela língua.
Muitas soluções de sustentabilidade, para crédito de carbono, para apoiar na diminuição do aquecimento global. Soluções com impacto social, para distribuição de água na África, de apoio à ONU. Muita, mas muita inteligência artificial - em quase tudo.
Como esperado, algumas startups lideradas por mulheres, mas ainda poucas proporcionalmente. Muitas criadas por pesquisadores. Muitas americanas, canadenses, européias, israelenses.
O SXSW 2024 acontecerá entre 8 e 16 de março de 2024 e, certamente, será mais uma experiência incrível com muita inovação e discussões sobre o futuro e o mundo. Vale ficar de olho.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão