Thumbnail

Assim como um atleta se prepara para uma maratona, o processo de inovação exige percorrer um longo caminho com disciplina e determinação. Crédito: Miguel A Amutio/Unsplash.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Exercício de disciplina e determinação

A inovação e a maratona

04/06/2024 13:00
No domingo, completei mais uma maratona. Em uma das cidades mais lindas do mundo, a Maratona do Rio foi como deveria ser: perfeita.
Como uma prova internacional, a organização e os atrativos foram muito legais para os mais de 45 mil  inscritos que participaram dos 4 dias do evento.
Mas por que quis falar sobre correr uma maratona na coluna sobre inovação? Porque uma maratona não é sobre os  42.195Km percorridos. Assim como a busca pela resolução de problemas cotidianos, assim como a melhoria contínua nos processos, assim como se esforçar para trabalhar de forma integrada e colaborativa com os times de projetos, um desafio esportivo difícil exige preparação, comprometimento, disciplina e superação. 
Não é sobre os 42km. É sobre os mais de 500km corridos durante a preparação para a prova. Sobre acordar de madrugada para correr antes de ir trabalhar. Correr apesar do cansaço, do calor, do frio, da chuva, do sol.  Sobre controlar o pace (ritmo), a alimentação, os suplementos. É sobre planejar o percurso e a melhor estratégia para percorrê-lo.
Por isso, falar sobre correr uma maratona faz sentido aqui, porque para inovar é fundamental percorrer um longo caminho com disciplina e determinação. Em ambas as situações, escolher e contar com companhia e parceria faz toda diferença. 
Ter parceiros que mantêm você no ritmo, lhe incentivam quando você está cansado e estimulam quando está com gás. Ter apoio que lhe mantém em segurança e se preocupa com seu bem-estar. No dia da prova, a plateia ali, motivando a todos, me faz lembrar aqueles que comemoram as conquistas profissionais. Apesar de ser uma prova individual, cruzar a linha de chegada é uma conquista de muitos. 
Nos inúmeros conteúdos e informações que li durante os últimos meses, conheci a história de Paavo Nurmi. Conhecido como o “Finlandês Voador”, é considerado por muitos especialistas como o maior corredor de todos os tempos. Tinha uma vontade quase que sobrenatural e suas marcas registradas eram determinação, coragem e perseverança. 
Ele difundiu uma questão importante sobre planejamento e disciplina nos treinos. Adotar estratégias diferentes para cada momento da prova. Existem quilômetros icônicos para o maratonista, os 30km por exemplo,  o controle mental é determinante para o resultado. Diferente dos últimos quilômetros quando é necessário superar os desafios do corpo. As ações e decisões são diferentes apesar da corrida ser uma só.
“Maratona se corre a primeira metade com a frieza de um cientista e a segunda metade com a emoção de um artista”, disse Paavo Nurmi.
Nurmi expressou nessa frase a síntese da minha missão neste artigo: para tudo na vida, a gente tem que ser meio artista e meio cientista. Usar a lógica, confiar nos dados, ser fiel à estratégia e, ao mesmo tempo, deixar o coração guiar alguns passos. Misturar leveza,  criatividade e se divertir no caminho. 
Assim é possível chegar a lugares novos, que nos pertencem também, como naquela música dos Paralamas do Sucesso: ”Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua, merecia visita não de militares, mas de bailarinos e de você e eu”.
Que venham a próxima maratona e muitas inovações.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão