Rodrigo Tognini
CEO e cofundador da Conta Simples.
Setor financeiro
Receita, produtividade e fluidez: o poder da economia de tempo
Uma área sobrecarregada - e sem uma gestão eficiente de tempo - acaba, cedo ou tarde, tendo retrabalho, especialmente em se tratando do setor financeiro. Quando isso acontece, é comum que os erros humanos apareçam com maior frequência e criem gargalos por toda a empresa, impossibilitando sua evolução estratégica.
Para eliminar essas atividades desnecessárias, é preciso dar um passo para trás e observar com atenção como os colaboradores estão performando processos, reuniões, rotinas e rituais em geral. Será que essas atividades poderiam ser feitas de um jeito diferente? Poderiam ser realizadas por menos pessoas? Ou a solução é outra?
Essas perguntas são fundamentais para qualquer empresa que queira trabalhar melhor a sua gestão de tempo e, quase sempre, o investimento em ferramentas de automação é essencial nessa missão. O fato é que a tecnologia é uma aliada de tudo o que é escalável e eficaz.
É claro que ela não pode ser aplicada de qualquer maneira. Já vi vários investimentos desse tipo serem feitos na hora errada e gerando mais burocracias e dores de cabeça para a marca.
Por exemplo, não adianta você querer contratar um ERP (sistema de gestão integrado) que custa R$ 1 milhão para ser instalado, sendo que o seu negócio está no começo da vida. É importante analisar o momento de cada empresa para conseguir dar as tacadas certas.
Com esse raciocínio em mente, as lideranças podem reprogramar as rotinas dos times, colocando esforço onde deve ser colocado. E, acredite, as vantagens dessa decisão não são poucas.
Impacto no crescimento do negócio
Uma gestão eficiente do tempo impacta diretamente no crescimento do negócio, porque o top-line de qualquer empresa é feito de inovação e a oferta do que ela tem de melhor para o cliente. Quando os times acabam se desdobrando em tarefas burocráticas e pouco produtivas, esses objetivos automaticamente são deixados em segundo plano.
Ao liberar a equipe financeira desse tipo de atividade para se concentrar na estratégia, novas oportunidades para ter uma proposta de valor mais competitiva surgem. Ou seja, a linha de receita, produtividade e fluidez dos processos como um todo dão um salto gigantesco.
Mais valor para o cliente
É importante pensar porque as empresas que não valorizam a economia de tempo são menos eficientes para os seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Se uma marca não cresce rápido, inova o seu produto e deixa a burocracia de lado, uma hora ou outra o público vai sentir essa carência.
Hoje, o mundo é muito dinâmico e evolui sem parar, enquanto o mercado é volátil, agressivo e competitivo. Essa realidade faz com que as pessoas procurem gastar cada vez mais os minutos do seu dia com o que realmente importa para elas.
Visibilidade para as despesas corporativas para economizar tempo
Ainda vale ressaltar o quanto dar visibilidade às despesas corporativas ajuda na gestão de tempo. Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não sabem o quanto gastam nos seus departamentos, quais foram os que mais gastaram em algum período e assim por diante.
Isso é sinônimo de caos. Afinal, como eu já disse e reforço, cada negócio deve saber onde e como aplicar o seu dinheiro. Só assim ele tem como gerar soluções fluidas, automatizadas, fáceis e simplificadas, sem operações burocráticas.
E, hoje, vemos um avanço nítido no universo empresarial, visando aprimorar a eficiência das operações financeiras. É importante continuar buscando tecnologias para otimização das práticas neste setor, possibilitando às organizações gerenciarem seus centros de custo de maneira descentralizada. Além disso, automatizar e personalizar os centros de custo também oferece uma experiência simplificada aos usuários.
São detalhes que podem parecer pequenos, mas que trazem um ganho enorme de tempo para a área financeira da empresa. Consequentemente, ela pode colocar esse tempo onde realmente importa: na geração de valor para o cliente. É assim que a roda do crescimento gira. E ela está girando cada vez mais rápido, fazendo com que os negócios que ainda não acompanham essa corrida fiquem travadas e andando em círculos.
E vem aí o GazzSummit
O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.