Cleverson Edling
Comunicação efetiva
3 pilares da comunicação para startups iniciantes
Há três pilares principais da comunicação que devem ser levados em conta para colocar em prática um projeto de sucesso em startups iniciantes. São eles: clareza, consistência e autenticidade. Considere os pontos abaixo.
1. Torne a comunicação da sua marca mais clara e direta
Isso permite transmitir a mensagem de forma precisa e compreensível ao público-alvo. Em um ambiente altamente competitivo, em que as informações são abundantes, ser claro e direto acaba sendo essencial para capturar a atenção e o interesse dos potenciais clientes.
2. Sua marca mais consiste e com maior credibilidade
Já a consistência ajuda na comunicação de uma startup, com uma identidade sólida e reconhecível para a marca. Ao manter uma mensagem consistente em todos os touchpoints com o público, a startup fortalece sua marca, melhorando seu mind share e credibilidade da empresa, transmitindo a ideia de que é confiável e comprometida com seus valores.
3. Faça conexões com o público-alvo da sua marca
O último pilar, mas não menos importante, é a autenticidade. Isso porque ser genuína com seu público é fundamental para uma startup, pois permite que a empresa se conecte de forma transparente, honesta e verdadeira em suas ações e mensagens.
Tudo isso, gera confiança e empatia por parte dos clientes e parceiros, criando uma relação de proximidade e fidelidade com a marca. Esse campo também traz destaque em um mercado competitivo pois, ao mostrar sua identidade única e valores reais, ela se diferencia.
Comunicação efetiva, o papel do marketing e do storytelling
A comunicação efetiva é fundamental para o crescimento de uma startup. Isso deve acontecer, pois ela abrange diversos aspectos cruciais do negócio como: engajamento, construção de marca, atração e retenção de clientes. É uma ferramenta poderosa que impulsiona o crescimento e destaca a startup no mercado competitivo. A startup pode atingir seu público com estratégia de redes sociais, e-mail marketing e conteúdo relevante, aumentando sua visibilidade e alcance, atraindo, assim, mais clientes em potencial.
O profissional de marketing tem o papel primordial de trazer resultados expressivos e estar sempre antenado para se adaptar às novas tecnologias e dinâmicas. Muitas vezes, esses servidores da tecnologia iniciam o departamento de marketing sozinhos, sendo responsáveis por todas as ações para diferentes touchpoints da empresa. Essa capacidade de enfrentar desafios é essencial para o sucesso da startup no competitivo cenário atual.
Com o objetivo de “humanizar” a marca, foi criado o chamado storytelling - que, neste caso, também pode ser chamado de Story Brand. Trata-se de uma poderosa ferramenta que permite que as marcas estabeleçam uma conexão emocional com o público-alvo e, ainda, crie laços significativos com os consumidores. Ao contar histórias autênticas e relevantes sobre a origem da startup, seus valores, desafios e conquistas, é possível gerar empatia e identificação.
Cleverson Edling é head de marketing da Vellore Ventures.