Thumbnail

A colaboração entre inteligência artificial e a criatividade humana é tema do 3º Encontro C-Level que acontece no dia 16 de maio em Curitiba. Crédito: Pressfoto / Freepik.

Instituto Connect

Instituto Connect

Espaço que dá voz aos executivos do Instituto Connect para compartilhar sua expertise, visão crítica e principalmente inteligência coletiva de temas ligado à liderança, transformação digital e inovação.

Encontro C-Level

Tecnologia e tendências: desafios para CEOs na era digital

09/05/2024 16:48
No mundo corporativo, a agenda de um CEO é um reflexo não apenas das demandas imediatas da empresa, mas também das tendências globais que moldam o futuro dos negócios. Estudos recentes da McKinsey & Company e do Fórum Econômico Mundial lançam luz sobre essas tendências, destacando o papel crucial da tecnologia e das redes de conexões no cenário empresarial atual.
Os executivos precisam estar na vanguarda dessas inovações, incorporando tecnologia não apenas como uma ferramenta, mas como parte integrante da estratégia empresarial. Em face disso, diversas empresas estão reestruturando sua governança por meio da criação de comitês temáticos de inovação, de pessoas e outras práticas, justamente para fomentar discussões que assegurem a perenidade das organizações.
É com essa grande temática que o 3° Encontro C-Level organizado pelo Grupo Gestão RH desembarca em Curitiba e, dessa vez, contará com o apoio na articulação da grande rede do Instituto Connect, cuja missão é fomentar a Confraria de Executivos e propiciar jornadas de aprendizagem e discussões relevantes.
O evento acontecerá no dia 16 de maio no charmoso Castelo do Batel, que será palco de um grande encontro de networking e conteúdo, com a palestra "Quando a tecnologia encontra a essência", ministrada pelo renomado professor Gil Giardelli. O evento é apenas para convidados.

Relacionamentos estratégicos dentro e fora da empresa

Sobre os desafios que a inovação traz para as organizações, o CEO do Grupo RH, Renato Fiochi, diz que a resposta pode ser tanto interna quanto externa. "Esse é um dos paradoxos, pois geralmente será uma combinação de soluções internas e externas. Internamente, as empresas precisam desenvolver talentos, processos e estratégias que estejam alinhados com as demandas do mercado e as tendências emergentes, dentre elas a tecnologia. No entanto, as soluções internas muitas vezes não são suficientes por si só. É fundamental olhar para o ambiente externo, incluindo parceiros, fornecedores, concorrentes e, especialmente, redes de conexões", diz.
Fiochi destaca a importância da participação em eventos como os organizados pelo Instituto Connect e pelo Grupo Gestão RH, porque são em circunstâncias como essas que os executivos tomam contato com novas ideias, perspectivas e possíveis parcerias, coisas que podem impulsionar a inovação e o crescimento.
"Da mesma forma, manter-se atualizado com as pesquisas e insights de consultorias como a McKinsey & Company e os relatórios do Fórum Económico Mundial pode ajudar as empresas a antecipar tendências e adaptar suas estratégias. O Fórum Económico Mundial, inclusive, tem destacado a importância das conexões em um mundo cada vez mais interconectado. Em um cenário no qual a velocidade da mudança é exponencial, as redes de conexões proporcionam acesso a conhecimentos, recursos e oportunidades que podem impulsionar o crescimento e a inovação", pondera.
Visionário, o CEO reconhece o poder dessas redes, cultivando relacionamentos estratégicos dentro e fora da empresa para se manter ágil e relevante em um ambiente de negócios dinâmico.

A importância das conexões

Felipe Vieira, CEO da Next Rental, será um dos participantes do encontro. Para ele, as conexões têm grande poder. Ele também destaca a importância de eventos como os promovidos pelo Instituto Connect e o Grupo Gestão RH porque eles fomentam o encontro de líderes empresariais e articulam espaços para a troca de ideias, experiências e melhores práticas. "Mas, o principal, é que eles geram conexão, um dos ativos mais importantes para a sua trajetória profissional", pontua.
Ele diz que as conexões acabam se tornando o pano de fundo para estratégias bem-sucedidas, carreiras redesenhadas, geração de novas oportunidades etc. Vieira também convida a todos a fazer uma reflexão. O CEO sugere recordar os últimos movimentos de carreira de um profissional e pensar em quantos deles foram influenciados pela sua rede de contatos. Ele também convida a pensar nos grandes desafios e obstáculos e identificar quais atores precisaram ser acionados para acelerar a evolução.
"Há quem diga que são os jogos políticos que, em última análise, levam CEOs ou de qualquer executivo dentro do ambiente corporativo. ao sucesso. Mas não é bem isso. O sucesso requer não apenas habilidades individuais ou visão estratégica, mas também a capacidade de navegar pelas complexidades da tecnologia, das relações e do ecossistema. Saber aproveitar as oportunidades da sua rede de conexões e acionar novos players e stakeholders é o diferencial na grande equação de sucesso", revela.
Vieira também diz que algumas contratações não dependem apenas do indivíduo, mas também da amplitude e robustez de sua rede de contatos. "Assim as portas se abrem mais facilmente para cargos como Chief Financial Officer (CFO), consultor de M&A, conselheiro e tantos outros. O que é contratado no pacote é amplitude da rede que é acessada, o potencial de abertura de portas e a reputação construída", diz.
Para ele, eventos como o Encontro C-Level não apenas fortalecem as redes de conexões entre os participantes, mas também proporcionam insights valiosos sobre as tendências emergentes - no caso, como a tecnologia pode colaborar com a criatividade humana. Eles também ajudam a construir qual é a sua 'imagem', sua reputação e sua autenticidade em um mundo cada vez mais pasteurizado em que consumir grandes 'commodities' não permitem imprimir o seu diferencial".
“Em contrapartida, como acreditam diversos pensadores e escritores antigos, nós somos frutos das pessoas com quem convivemos (alguns pensadores acreditam que somos frutos de, pelo menos, cinco pessoas com as quais que mais convivemos). Desta forma, as redes de conexão são, de fato, o grande passaporte para aprendizados e experientes vividas, compartilhar fracassos e sucessos. Ter uma rede forte e uma plataforma robusta nos dá acesso a uma gama exponencial de pessoas de destaque e com carreiras e histórias inspiradoras. Isso tudo se catalisa quando se consegue uma rede de contatos verdadeira, genuína, e sem outras intenções que não sejam o desenvolvimento do intelecto, do caráter e do companheirismo", comenta.
Vieira também vai compartilhar sua trajetória profissional e insights que acumulou em uma roda de conversa com outros executivos no evento "Mitos e verdades das carreiras executivas". As inscrições podem ser feitas no site.
Confira os próximos encontros do Instituto Connect:
  • Dia 13 de maio: Connect Experience: Liderança na Era Digital e Tecnológica. Evento presencial realizado em parceria com a ISAE/FGV Curitiba. Inscrições no site.
  • Dia 21 de maio: "O Smart Money como diferencial no ecossistema de inovação", evento que será realizado em São Paulo no Cubo Itaú. Inscrições no site.
O Connect Executive Hub, promovido pelo Instituto Connect, fomenta uma Confraria de Executivo com membros de diversos segmentos, estados e países. O ingresso é para gestores seniores e permite uma jornada de conexões e desenvolvimento executivo. Para conhecer a oportunidade, inscreva-se no site.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão