Thumbnail

A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países. Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experiências como board advisor, peer coaching etc.

Confraria de Executivos

Instituto Connect

Instituto Connect segue se consolidando como um grande player de conexões, aprendizagens e propiciando cada vez mais uma jornada de experiência a seus membros

20/04/2023 19:20
Já está no terceiro ano de atuação, preza por gerar experiência a seus membros. A Confraria de Executivos é composta por membros sêniores de empresas como Whirlpool, Volvo, Amazon, Nubank, Renault, Pepsico, ExxonMobil, Roto Fermax entre outras. Contudo, o que a difere é o DNA diverso com membros de vários setores, segmentos, estados e países e pelo perfil ávido de aprendizagem e por serem inquietos nessa jornada de Lifelong Learning.
Entre suas trilhas, está o Connect Experience, Connect Talks, Trilha de Impacto etc. Ou seja, são atividades desde experienciar a vivência como Board Advisor de startups do Cubo Itaú, como se lançar coautor de conteúdos para a página na Gazeta do Povo, a realizar sessões de mentoria para ONGs e startups sociais ou sessões de Peer Coaching entre os membros da Confraria. Essas trilhas buscam trazer um olhar sistêmico ao executivo desde seu papel de eterno aprendiz, até seu papel de “giving back” para a sociedade.

Connect Experience - Uma forma leve e prazerosa de se conectar

Além disso, crescem as parcerias para gerar novas experiencias e encontros, como o evento Changemarkers, realizado com a Inova Business School, que trouxe a temática de fluência digital da liderança, e os eventos como Smart Cities, South Summits, Web Summit que fomentam que seus integrantes se aproximem desse ecossistema de inovação.
 Foto do Evento ChangeMarkers. Crédito: Divulgação.
Foto do Evento ChangeMarkers. Crédito: Divulgação.
Cada vez mais, estamos tão imersos em um mundo de informações que precisamos saber ter foco e endereçar algumas coisas. A Confraria permite trazer de forma leve e fluida alguns debates.
 Wine Game – Que aconteceu na Enocultura em São Paulo, dia 04 de abril. Crédito: Divulgação.
Wine Game – Que aconteceu na Enocultura em São Paulo, dia 04 de abril. Crédito: Divulgação.

Mas o que é a Confraria de Executivos?

Segundo Silvana Pampu, fundadora do Instituto Connect, há várias formas de a descrever - e, para cada membro, a Confraria agrega de uma forma singular. Mas, em síntese, são executivos conectados em encontros online ou híbridos em jornada de conexões e aprendizados.
São discutidos cases com palestrantes nacionais e internacionais e, principalmente, gerando experiencias como se tornar board advisor de startups em parceria com o Cubo Itaú, ser mentor de ONGs e startups sociais, participar de workshops sobre Storytelling, Marca Pessoal, Future Lab e diversas outras temáticas que reforçam tanto o autoconhecimento e crescimento individual, quanto a trends e debates de temas que estão na vitrine.
É uma comunidade de aprendizagem e que almeja gerar impacto por meio do poder das conexões. “As conexões movem o mundo”, afirma a fundadora da confraria.
Para a Vanessa Colturato, que esteve como painelista no último encontro sobre o debate do impacto do ChapGPT em nosso dia a dia e sobre a fluência digital, segue a percepção sobre ser membro da Confraria:
“Quando resolvi migrar, em 2020, do mundo corporativo para o ecossistema de startups, foi como começar do zero. Minhas referências de "way of working” baseadas em uma gestão processual foram muito desafiadas.
Neste ambiente novo, percebi que a mudança acontecia de forma muito rápida e natural e que a aceitação do risco não era uma barreira.
Minha rede de conexões cresceu de forma exponencial e, na mesma intensidade, surgia também uma nova linguagem digital. Foi uma jornada de aprendizado que me desafiou novamente a refletir sobre as minhas escolhas.
Neste momento, me aproximei da Silvana Pampu, que me fez um convite para participar da jornada do Instituto Connect. No começo, participava como convidada em alguns encontros. Eram momentos muito legais de troca de experiencias nos quais compartilhava minhas dúvidas e vivencias com pessoas que procuravam a atualização sobre os novos 'rolês' digitais.
Além do compartilhamento de experiencias, o Instituto Connect promoveu várias discussões sobre temas como Lifelong Learning, Transformação Digital, Intra-empreendedorismo com cooperação de diversos especialistas.  Cito alguns: Carol Bucker, Marcelo Veras e Mauricio Benvenutti.
No ano passado, iniciamos dentro o Instituto uma jornada voltada à nova economia e ao papel dos conselheiros dentro da governança de empresas e startups. Neste momento, tivemos uma nova visão amplificada desta nova forma de interagir com outras carreiras. Nesta jornada, tivemos a oportunidade de conhecer startups em estágios inicial e também ajudá-las nesta estruturação como mentores.
Neste ano sigo nesta jornada como uma 'ConnectEX', maneira carinhosa como nos identificamos, e já, de cara, tive a honra de participar do primeiro painel do ano: 'Liderando em mundo digital', junto com Claudio Pantaleone e Marcos Goes. Foi um papo intenso sobre estes desafios ligados ao papel do líder frente a todas as soluções digitais que remetem ao dilema humanamente digital versus o digitalmente humano.
Enfim, neste ano em que o Instituo completa três anos de existência, a jornada de aprendizado continuará na mesma intensidade. Mal posso esperar pelo que nos aguarda.”
Para Karen Rebello, sua jornada também é de longa data, incluída no papel inicial de contribuir com o processo de mentoria a ONGs e startups sociais, seja articulando parcerias e trazendo seu know-how como mentora:
“Pego-me recordando meu ingresso em 2020, justamente quando a conexão nos foi privada e foi o momento em que entrei para a Confraria. Ainda temos resquícios da pandemia, revisão dos nossos valores e muitas reflexões. Percebo então que o ser humano, de fato, precisa de relacionamento e de convívio social. E é por isso que hoje me pego olhando o LinkedIn e vejo a Silvana Pampu fazendo um post sobre o Instituto Connect e me vem aquele insight: 'é isso aí, conectar para aprender. Conectar, precisamos nos conectar'.
Segundo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, o ser humano aprende 10% lendo, 20% ouvindo, 70% debatendo e 90% ensinando. Aprendemos mais quando interagimos, debatemos ou ensinamos. Um grande pilar trazido pelo Instituto é o lifelong learning, que acontece por meio das trocas entre ConnectEX e convidados incríveis.
Passados três anos. Aprendi sobre futurismo, DNA de inovação, direto de Israel, governança, ESG e muito mais. Tive a honra de ser conselheira de ONGs como a  Misturaí, trocar, fazer pontes e potencializar o networking não somente para o profissional, mas para melhorar o mundo!
Em um mundo de muito takers (pessoas que só querem usufruir), criamos um espaço de givers (pessoas que se doam) no qual aprendemos, ajudamos e devolvemos para a sociedade. É desse legado de conexão que estamos falando, dessa comunidade que estamos criando, líderes de uma nova era, de um mundo preocupado com um amanhã, de um mundo melhor”.

O que vem pela frente?

Uma jornada intensa de trocas sejam online ou hibridas e gerar muito impacto nas carreiras e vidas das pessoas que nos cercam. Um dos canais a explorar será o vozes junto a Gazeta do Povo, para dar voz à expertise e dicas dos nossos membros, bem como outras agendas já previstas nas trilhas do Connect Experience, Impacto e Connect Talks.
Acompanhe alguns dos próximos encontros:

Executivos que Inspiram: Qual é o legado por trás de suas marcas?

Parceria com a C- Level.
Dia 23/05, às 19h.
Local: sede da Gazeta do Povo.
Painelistas: Sergio Sampaio, VP de Operações de O Boticário, e Patricia Bobatto, Diretora de Pessoas da Tigre, entre outros convidados.

Smart Cities 

Parceria com o Sistema FIEP.
Dia 13/06, horário a definir.
Local: sede da FIEP – Habbitat Inovação.

Missão para Israel

Parceria com o Instituto Caldeira.
De 02 a 07 de setembro.
Proposta: conhecer quais são as alavancas desse ecossistema e sua cultura de inovação. Para os membros da Confraria e convidados.

Board Advisor e Peer Coaching

Início em Junho.
Identificou-se com essa jornada? Gostaria de ampliar sua rede de conexões e forma de ampliar seu repertório? Procure um dos nossos membros ou nosso contato via site Instituto Connect. Será um prazer recebê-lo nessa jornada.
A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países. Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experience como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros, acesse o site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão