Thumbnail

Encontro do Instituto Connect será no dia 21 de março. Crédito: Divulgação

Confraria de Executivos

Inovação em destaque

Instituto Connect impulsiona conexões durante South Summit

13/03/2024 14:42
Porto Alegre se prepara para receber uma das maiores celebrações da inovação e empreendedorismo, o South Summit, em março de 2024. O Instituto Connect, reconhecido por articular e fomentar conexões estratégicas de executivos, estará presente nesse evento com alguns membros da sua confraria de executivos. Com um papel chave de articular conexões promoverá um encontro no dia 21 de março, às 19h, no Instituto Caldeira. As inscrições podem ser feitas pelo link.
O encontro contará com uma visão de tendências trazidas pelo CEO do MIT Sloan Management Review Douglas Souza e com dois grandes cases da região, os quais representam na íntegra o poder do ecossistema do Sul, pela potência e abrangência, entre os cases teremos a Randoncorp e Gerdau Next, em seguida o evento contará com um coquetel que visa estreitar ainda mais as conexões.
Com o apoio de parceiros influentes como o IBEF RS, Idealiza, Be Touch e a CNEX, o Instituto Connect está promovendo um encontro de líderes, sejam se seus membros de Confraria vindo de outros estados, como articuladores locais que prestigiarão o South Summit.
“Encontros como esse promovidos pelo Instituto Connect desempenham um papel crucial no fortalecimento das relações entre empresas e no estímulo à inovação. O CNEX se posiciona como uma entidade comprometida com o desenvolvimento profissional e a promoção da colaboração entre as organizações. Ao apoiar iniciativas que promovem a inovação, a transformação cultural e o empreendedorismo, o CNEX demonstra seu compromisso em trazer as últimas tendências do mercado de liderança e inovação e em contribuir para o fortalecimento do ecossistema empresarial", diz Anna Flavia Ribeiro, head de Sales e Marketing da CNEX.
O South Summit já tem se consolidado em um grande marco no calendário de inovações, sendo vital para startups, investidores e empresas estabelecidas se conectarem, compartilharem ideias e impulsionarem projetos inovadores. E encontros como esse que orbitam em paralelo, são exemplos da proporcionalidade do impacto no ecossistema da cidade.
Dados recentes destacam o avanço da inovação no Rio Grande do Sul, com um aumento significativo no número de startups e investimentos na região. Empresas emblemáticas como Randoncorp e Gerdau são exemplos inspiradores desse progresso. A Randoncorp, com suas iniciativas em logística e mobilidade, tem se tornado uma grande potência, e sua filosofia de “Conectar Pessoas e Riquezas, Gerando Prosperidade” é um dos cases a ser compartilhado. Contando como gerem seu ecossistema, a mobilização do tríplice Hélice, a criação da Randon Ventures enfim, um grande case de sucesso que merece seu destaque no encontro.
Outro grande caso de orgulho é a Gerdau, fundada no Estado do Rio Grande do Sul, hoje com 123 anos, a maior empresa brasileira produtora de aço é também líder em inovação na indústria do aço e estará presente no evento apresentando a Gerdau Next.
Lançada em junho de 2020, a Gerdau Next atua como um braço de novos negócios da Gerdau e tem a missão de diversificar o portfólio da companhia por meio da criação e incorporação de novas empresas em segmentos estratégicos como construtech, mobilidade e sustentabilidade, construindo novos empreendimentos para a Gerdau do futuro. Quem estará conosco será o Elder Rapachi, diretor da Gerdau Next, responsável pelo desenvolvimento de Novos Negócios.  
“Eventos promovidos pelo Instituto Connect durante a realização do South Summit Brazil, ocasião em que estarão reunidas empresas líderes mundiais, startups, e investidores reforçam a importância do Rio Grande do Sul como polo de inovação no país. Estamos entusiasmados em participar deste encontro a fim de colaborar e trocar com executivos de outras grandes marcas que assim como a Gerdau buscam oportunidades para os seus negócios com foco em inovação empreendedorismo”, afirma Elder.

Desenvolvimento executivo e conexões

Com as mudanças aceleradas, estar antenado e se manter relevante tem sido um desafio para os executivos. Muitos não se imaginam regressando a uma “sala” de MBA, inclusive pois grandes respostas e provocação não são encontrados no modelo tradicional de formação. Criar um ecossistema capaz de proporcionar experiencias, sejam elas debates, vivenciar a oportunidade de serem Board Advisor, realizarem peer coaching entre os membros, tem sido alternativa aplicadas pelo Instituto Connect.
“Liderança criativa e gerar espaços que promovam um ambiente que impulsione a gestão da inovação, requer executivos com amplitude de visão, capazes de se permitir ampliar seu repertório e olhar suas estratégias sob outras óticas. A força das comunidades, potencializam a inteligência coletiva e capacidade de liderar nesses cenários complexos e ambíguos“, defende Carol Bucker, CEO da Idealiza.
Ainda na pauta de conectar grandes lideranças e articular discussões sobre o Impacto da Tecnologia no Business, acontecerá no dia 27/03 um evento em São Paulo apoiado pela Fundação Dom Cabral. Entre os Speakers teremos o Gustavo Donato, Professor da Dom Cabral, Futurista, Conselheiro e executivo de Carreira, trazendo insights a cerca das tendencias, e para compor o painel teremos o Bruno Szarf VP Global de Gente e Cultura do Grupo Stefanini. A inscrição poderá ser realizada no link, para um público de executivos seniores, ávidos por temáticas de inovação e conexões.
“Encontros como esse fomentados pelo Instituto Connect e apoiadores, abrem novas oportunidades de insights, negócios e principalmente estreitar as conexões executivas, pois empresas diversas trilham esse percurso de inovação, transformação cultural e estar vivenciando isso em um polo vibrante de criatividade e empreendedorismo, reenergiza os participantes e mantém estratégico o ecossistema", convida Silvana Pampu, HRGM Latam na Renault e fundadora do Instituto Connect.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão