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As tendências tecnológicas estão moldando um ambiente empresarial totalmente mais dinâmico, eficiente e centrado no cliente, fornecendo oportunidades para impulsionar o crescimento e a competitividade em todos os setores. Crédito: Freepik.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Ferramentas para impulsionar negócios

Tendências tecnológicas para gerir o seu negócio

23/05/2024 17:45
Quem luta contra o novo dificilmente prospera. Isso vale para a vida pessoal e também para a empresarial. Se você, empresário, ainda é do time dos que resistem ao uso das inovações tecnológicas em seu empreendimento, saiba que esta pode ser a ferramenta que falta para impulsionar o seu negócio.
Hoje, o cenário empresarial é fortemente influenciado pelas tecnologias inovadoras que transformam o gerenciamento dos serviços e atividades de uma instituição. O resultado? Maior encantamento dos clientes durante a experiência de compra, fator que tem sido fundamental para manter uma marca sólida e requisitada em um mercado no qual há uma infinidade de opções em um mesmo nicho.
Elenco, aqui, as tendências mais importantes que você, definitivamente, precisa aplicar ao seu negócio.

Inteligência artificial (IA)

Sem dúvidas, a IA desponta como um diferencial crucial, já que é uma tecnologia que pode impactar a produtividade. Falando sobre IA, destaco aqui, obviamente, o ChatGPT.
Evidencio a importância dessa tecnologia em aplicação no setor varejista. Segundo pesquisa recente divulgada pela Honeywell, quase seis em cada 10 empresários do varejo, consultados entre Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África, planejam adotar tecnologias de inteligência artificial. O setor vê, ainda, essas ferramentas como um complemento à força de trabalho e não como eliminação de empregos.
A IA, no entanto, não tem limites: do micro ao macro negócio, do setor de saúde ao de educação, da cadeia de suprimentos ao RH. ELA É PARA TODO TIPO DE NEGÓCIO!
Das funções possíveis que podem ser exercidas pela IA, ressalto: a automação de processos repetitivos, a análise avançada de dados, geração de conteúdo de marketing, criação de checklists, personalização da experiência do cliente e assistência na tomada de decisões por meio de algoritmos preditivos.
Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) revela que a automação de processos por meio de tecnologias de IA pode reduzir em até 40% o tempo de trabalho. Em resumo: é um benefício para o seu público interno com impacto positivo na entrega de resultados satisfatórios ao público final.

Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente

Da pequena à grande empresa, essa ferramenta oferece uma visão abrangente e personalizada dos clientes, impactando positivamente na construção – e consolidação - de relacionamentos com seu público-alvo.
Com o CRM, é possível analisar relatórios e dados com acesso mais simplificado às informações, além de colocar mais agilidade no processo de vendas, traçar estratégias assertivas de acordo com o seu objetivo e fidelizar clientes, transformando-os em grandes fãs da sua marca.
Ele também automatiza aquelas tarefas que demandam maior tempo do seu time, como disparo de e-mails, preenchimento de planilhas e gestão de follow-ups (retornos).
É para TODO negócio. Porém, com uma infinidade de opções de CRM no mercado, recomendo que você seja perspicaz para identificar aquele que está de acordo com o seu negócio.

Chatbots de WhatsApp

Capaz de simular interações humanas pelas plataformas de mensagens instantâneas, os chamados atendentes virtuais assumem um papel fundamental na interação com os clientes, possibilitando respostas imediatas e personalizadas, melhorando significativamente a experiência - e o encantamento - do cliente.
E eu lhe pontuo alguns dos principais fatores que geram esse resultado:
  • Possibilidade de implantar atendimento 24 horas, 7 dias por semana, ou seja, vai além do horário comercial e reduz a possibilidade de perder a venda por demora ou falta de contato;
  • Realiza grande volume de atendimentos simultâneos;
  • Armazena dados;
  • Para a empresa, ainda é uma forma de reduzir custos operacionais e destinar mão de obra humana para atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Ambiente empresarial mais dinâmico

Volto a dizer: as tendências tecnológicas, em especial as citadas acima, estão moldando um ambiente empresarial totalmente mais dinâmico, eficiente e centrado no cliente, fornecendo oportunidades para impulsionar o crescimento e a competitividade em todos os setores.
Quero saber de você, empresário: o seu estilo de gestão ainda é aquele arcaico em que os serviços e atendimentos estão centrados no manual ou acompanha as inovações tecnológicas, ciente do quanto elas podem alavancar seus negócios? Convido você a trocar uma ideia comigo lá no Instagram (@_oayres) ou pelo LinkedIn (oayres).

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

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