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Operadora está levando conectividade 4G a algumas fazendas do Grupo Bom Jesus, gigante agrícola do Mato Grosso. Crédito: Freepik.

Digitalização no campo

Vivo leva conectividade para a produção agrícola do Grupo Bom Jesus do Mato Grosso

GazzConecta
08/05/2024 18:45
A Vivo está levando conectividade 4G, por meio da frequência de 700 MHZ, para algumas fazendas do Grupo Bom Jesus, no estado do Mato Grosso, cobrindo uma área de 28 mil hectares.
Gigante agrícola, o Grupo Bom Jesus possui atividades nas áreas de transportes, comercialização de grãos e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes), pecuária e varejo de combustíveis. O grupo também possui operação nos estados da Bahia e do Piauí.
A infraestrutura de conexão, além da rede 4G, inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar aplicações digitais no campo. A Vivo ainda será responsável por toda a infraestrutura de torres e equipamentos de telecom.
Com o acordo, o Grupo Bom Jesus tornará sua operação no Mato Grosso mais digitalizada e ainda mais eficiente. Para a empresa, essa transformação digital possibilitará tomadas de decisões de negócio mais rápidas, apoiadas por um ecossistema tecnológico completamente aderente às necessidades do campo.
A empresa destaca que vem evoluindo há alguns anos seu processo de digitalização, mas, agora, com conectividade cobrindo toda a área de cultivo, a companhia amplia os controles da operação e acompanhamento em tempo real, com destaque à automação de todo o seu maquinário agrícola, caminhões e estações climáticas.
“A transformação digital no setor agrícola está acontecendo em um ritmo notável, impulsionada por avanços tecnológicos e pela demanda crescente por eficiência e sustentabilidade. Essa revolução digital está transformando radicalmente a forma como as operações agrícolas são conduzidas”, explica Laerte Marroni, gerente de TI do Grupo Bom Jesus.
“A transformação digital no campo, impulsionada pela conectividade 4G, oferece oportunidades significativas para aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade nas atividades agrícolas, com benefícios como informação em tempo real, monitoramento remoto, automatização e controle, gestão de recursos eficiente, rastreabilidade e segurança. Ela nos capacita a tomar decisões mais informadas e aprimora a qualidade das nossas operações, contribuindo para um desenvolvimento sustentável”, completa Marroni.
A estratégia da Vivo para o agronegócio se baseia na orquestração de um amplo ecossistema digital ao agronegócio, além da cocriação dos casos de uso com o próprio produtor rural. A proposta da companhia está em levar tecnologia para agilizar todas as partes da operação, oferecendo ao agricultor um ambiente digital que pode ser consultado de qualquer lugar a qualquer momento, com informações detalhadas e insights para decisões de negócio. Em seu portfólio rural, além da conectividade, o Vivo Agro conta com soluções de dados detalhados de microclima, dados da operação de todos e quaisquer maquinários, dados conjuntos e individualizados de atividades pecuárias, além de parcerias com universidades e startups com foco na pesquisa e desenvolvimento de soluções.
“A conectividade é a base de tudo, mas vamos além e evoluímos nossa proposta de orquestrador deste poderoso ambiente digital de soluções, reunindo conhecimento técnico, experiência e aportando inovação aos projetos”, explica Diego Aguiar, diretor de IoT e Big Data da Vivo. “A parceria com o Grupo Bom Jesus tem potencial para alavancar a utilização das tecnologias disponíveis e criar um ambiente dinâmico e veloz, por meio da captação de dados da operação no campo em tempo real, trazendo eficiência e produtividade para o processo produtivo”, diz.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

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