Thumbnail

Eduardo Schroeder, diretor executivo & Co-founder da Tindin. Divulgação

Solução paranaense

Startup de gamificação ensina educação financeira para jovens

GazzConecta
29/02/2024 15:42
A inadimplência dos consumidores paranaenses chegou a atingir 41,2% do estado em dezembro de 2023. Além disso, 12,1% das pessoas com o nome no vermelho tinham até 25 anos. Para a grande parcela populacional que enfrenta essa situação, é preciso negociar dívidas para se regularizar frente ao mercado, mas ainda assim a reincidência ao quadro de negativação pode acontecer. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), a ausência de educação financeira desde a infância é um dos principais fatores que levam adultos ao endividamento descontrolado e à incapacidade de planejar financeiramente a própria velhice.
Nesse cenário, a startup paranaense TinDin fomenta a inclusão da educação e da gestão financeira desde a infância e adolescência, para alunos de escolas públicas e privadas. Com uma solução inteligente, via web ou aplicativo, a empresa oferece uma experiência gamificada para atrair a atenção de crianças e jovens, engajando-os tanto na rotina de estudos escolares, quanto no desenvolvimento de Projeto de Vida. Além da organização econômico-financeira, o projeto perpassa o estímulo à descoberta de vocações e ao desenvolvimento do senso empreendedor.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Tindin permite aos alunos assistirem aulas online, realizar atividades acadêmicas, acessar materiais pedagógicos e gerenciar suas finanças pessoais, tudo isto enquanto se divertem.

Vida financeira interativa

Dentro do ambiente desenvolvido pela startup, os usuários constroem seus próprios avatares, interagem uns com os outros e participam de experiências gamificadas de vida financeira. A simulação reproduz circunstâncias cotidianas que provavelmente os alunos se deparariam apenas na vida adulta, quando já deveriam estar prontos para enfrentá-las. Tudo acontece de forma híbrida, presencial e virtual.
“Estudos sugerem que o aprendizado prático por meio da simulação é capaz de aumentar em até 15 vezes a retenção do aprendizado, quando comparado a uma aula ou palestra meramente expositiva. Isso acontece porque a simulação não se limita às áreas do cérebro responsáveis pelo conhecimento, mas abrange, sobretudo, as áreas relacionadas à vivência. Assim, inicia-se um ciclo virtuoso, em que a repetição de vivências gera hábitos que, por sua vez, guiam decisões. Não por acaso, pilotos passam muitas horas em simuladores de voos antes de assumirem o controle de um avião de verdade“, explica Eduardo Schroeder, diretor executivo & co-founder da Tindin.
A Tindin é uma das vencedoras do Impulsiona Startups, da Serasa Experian, programa de inovação aberta que acelera startups que possuem soluções de impacto social positivo nas causas de educação, saúde e inclusão financeira. Com a participação no programa, em cerca de seis meses, a Tindin recebeu mentorias profissionais sobre marketing e estratégia podendo investir nas áreas e em seu produto de educação e gestão financeira, registrando um aumento de 10% no número de pessoas impactadas no período. Ao todo, a startup já impactou quase 110 mil pessoas, das quais um terço são famílias, 60% alunos de escolas privadas e 6% estudantes de escolas públicas. Com a aceleração, a startup deverá investir no aumento do impacto sobre alunos em situação de vulnerabilidade social. No fim, sendo uma das três ganhadoras da aceleração, a empresa conquistou o prêmio de R$ 150 mil para continuar investindo e otimizando os negócios.
“O programa Impulsiona Startups foi concebido com o simples e importante objetivo de ajudar empreendedores a escalarem suas ideias transformadoras e aumentarem seu impacto positivo na sociedade. A educação financeira nas escolas é um grande passo para que as novas gerações tenham uma relação saudável com dinheiro. Importante ressaltar que nós, como companhia, não exigimos nada em troca dessa aceleração. O prêmio realizado é fruto dos nossos ideais de responsabilidade corporativa para construir um futuro melhor para todos”, afirma Paulo Gomes, gerente de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão