Thumbnail

O prefeito Rafael Greca na abertura da quinta edição do Smart City Expo Curitiba na manhã desta quarta-feira (20). Crédito: Ricardo Marajó/SMCS.

SCECWB 2024

Smart City Expo Curitiba vem para discutir a reinvenção das cidades; evento começou nesta quarta-feira (20)

GazzConecta
20/03/2024 13:04
A quinta edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB) teve início nesta quarta-feira (20). Um dos maiores eventos de cidades inteligentes do mundo acontece no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, até esta sexta (22). A expectativa deste ano é que a edição ultrapasse os mais de 15 mil visitantes de 2023.
O Smart City Expo Curitiba é uma iniciativa do iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com a chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão. Assinam como Global Partner empresas como Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, SEBRAE, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e INTEL.
Uma intensa programação aguarda os visitantes nos três dias do evento que, nesta edição, conta com o tema "Reinventando cidades para todos". Na coletiva de imprensa que antecedeu a abertura oficial do SCECWB, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou que as cidades devem se reinventar constantemente com o objetivo de melhorar a vida do cidadão. "A reinvenção das cidades vê a inovação como um processo social", disse.
Greca elencou como Curitiba se reinventa em programas sociais e de infraestrutura para melhorar na cidade que foi eleita, em 2023, a mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, premiação anual do Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira em Barcelona, na Espanha.
O CEO da Fira Barcelona está na capital parananense para a quinta edição do SCECWB. Na abertura do evento, ele destacou que Curitiba se tornou a segunda cidade com o maior evento de cidades inteligentes do mundo, atrás apenas de Barcelona. "É o evento mais importante que estamos fazendo no mundo fora da Espanha", revelou.
O sócio-diretor do iCities, Roberto Marcelino, também destacou que Curitiba é uma cidade que tenta se reinventar com suas soluções, o que inspirou o tema deste ano do evento. Inspiração, aliás, foi o que motivou a criação da edição brasileira da maior premiação global dedicada a cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, que recebeu mais de 300 projetos inscritos em suas cinco categorias. A premiação acontece na noite desta quinta-feira (21).
"Nesta premiação, Curitiba não participa, mas inspira outras cidades a trazerem suas iniciativas que colaborem com a criação de cidades mais inteligentes", comentou.
O prefeito Rafael Greca, Ricard Zapatero e Roberto Marcelino estiveram na cerimônia de abertura do Smart City Expo Curitiba ao lado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Romeiro. Romeiro trouxe para o evento o prêmio recebido por Curitiba no World Governments Summit (Cúpula Mundial de Governos), realizado em fevereiro em Dubai. Na ocasião, o programa Fala Curitiba recebeu o Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo), promovido pelos Emirados Árabes Unidos.

Programação SCECWB

A agenda do congresso contará com nomes como Eduardo Kobra, artista plástico e muralista brasileiro; Santiago Uribe, diretor executivo da Corporação da Oficina de Resiliência de Medelín (Colômbia); Rita Wu, pesquisadora em inovação da Fab Lab; Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona International; Lívia Schaeffer, especialista em tecnologia na UN-Habitat; Juan Felipe Penagos, diretor de competitividade do Governo de Bogotá (Colômbia); e Jaime Pilowsky, gerente geral de desenvolvimento corporativo de Santiago (Chile).
Além das palestras, o SCECWB 2024 conta com uma feira com 65 expositores. A programação completa pode ser conferida no site.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão