Thumbnail

A quinta edição do Smart City Expo Curitiba acontece de 20 a 22 de março. Crédito: Luiz Costa /SMCS.

Cidades inteligentes

Smart City Expo Curitiba 2024 tem primeiros palestrantes confirmados

GazzConecta
08/02/2024 11:12
Eleita cidade mais inteligente do mundo, a capital paranaense vai reunir, de 20 a 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, especialistas de todo o mundo na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, que já tem os primeiros palestrantes confirmados. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
O evento vai reunir 180 palestrantes de diversos países que vão compartilhar soluções para tornar comunidades, municípios, estados e países cada vez mais inteligentes, com a adoção de tecnologia e a inovação para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Eles vão falar sobre temas como transformação digital, sustentabilidade e mudanças climáticas, requalificação urbana, mobilidade, tecnologia, negócios disruptivos e conectividade.
Entre os confirmados, estão:
Andreína Seijas (Venezuela): a pesquisadora e consultora estuda como a "governança noturna" pode tornar as cidades mais seguras, inclusivas e produtivas com a criação de espaços para trabalho e lazer à noite.
Mercedes de los Santos (Argentina): a diretora de projetos na Open Data Center vai falar sobre como os governos podem fortalecer suas estratégias de uso de dados em políticas públicas.
Eduardo Ulises Moya Sánchez (México): o diretor de inteligência artificial da Coordenação Geral de Inovação Governamental de Jalisco vai falar sobre big data e IA na administração pública.
Jorge Daza Lobos (Chile): o vice-ministro de transportes do Chile vai trazer a Curitiba a palestra “(Re)inventando a Mobilidade do Amanhã”.
Claudio Nascimento (Brasil): o head de inovação da Labgriô, de Recife (PE), vai falar na plenária Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas.
André Agra (Brasil): o coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE-PB e expert em inovação na gestão pública e em cidades inteligentes vai falar na plenária Inovação & Transformação Digital.
Letícia Castro (Brasil): a diretora superintendente do Centro Brasil Design vai estar na plenária Espaços Públicos & Requalificação Urbana e contar sobre a promoção do design no Brasil.
Maria Elisa Holguín (Colômbia): a diretora executiva da Fundación Bibliotec, que se propõe a tornar a cidade colombiana Cali a capital da promoção da leitura no país, vai falar sobre Desafios e Oportunidades para o Futuro das Cidades.
Diana Dajer (Colômbia): a gerente de participação cidadã da Fundação Corona, de Bogotá, vai contar ao público sobre o conceito de “cidades de cuidado”.
Rodrigo de Oliveira Perpetuo (Brasil): o secretário-executivo do ICLEI América do Sul irá apresentar a palestra “(Re)criar Cidades de Forma Verde”, desenvolvendo as cidades em harmonia com os seus ativos naturais.

Ingressos

Os ingressos para a área do congresso podem ser adquiridos pelo site do evento. A entrada é gratuita para a área de exposição, onde estarão a Smart Plaza Vale do Pinhão e 80 expositores previstos, mediante inscrição prévia no site do Smart City Expo Curitiba.

Expectativa de público

Com o tema “Reinventando Cidades para Todos" a edição de 2024 do Smart City Expo Curitiba tem realização do hub iCities, com a chancela da Fira Barcelona, o apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Com o sucesso das edições anteriores – só em 2023, o evento teve 15 mil participantes e se tornou o segundo maior da franquia, atrás apenas do World Smart City Expo –, a estimativa é que mais de mais de 16 mil visitantes passem pelo Centro de Eventos no Parque Barigui nos três dias.
O Vale do Pinhão vai marcar presença, mais uma vez, com a Smart Plaza Vale do Pinhão, no coração da área de exposições, apresentando as soluções inovadoras de empresas e da Prefeitura.
Além das palestras, a programação tem diálogos entre prefeitos, discussões sobre economia circular e outros temas, além da primeira edição do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, em que concorrem cerca de 300 iniciativas.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão