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Mídias digitais

Redes sociais como canal de divulgação de conteúdo crescem em meio à pandemia

Estadão Conteúdo
01/04/2021 17:00
Mais do que nunca, a internet e as redes sociais tornaram-se fundamentais para a comunicação de marcas e pessoas. No Brasil, são 150.4 milhões de usuários na internet e 66% da população é ativa em redes sociais, segundo relatório da Digital in 2020, desenvolvido pela We Are Social. O brasileiro é um dos que mais passa tempo nas redes sociais, mostrou pesquisa da empresa norte-americana comScore. Ainda conforme o estudo, ficamos, em média, 4h41min conectados em nossos dispositivos móveis, diariamente. Isso é um indicativo de que as empresas e marcas devem estar onde as pessoas estão.
O ano de 2020 foi crucial para a transformação digital das empresas e trouxe novos modelos de trabalho, de atendimento ao cliente e impactou na autoridade e credibilidade de qualquer um que queira destacar-se da multidão. Segundo o site Business Insider, durante o isolamento social, o mercado de influenciadores digitais aumentou mais de 70%. Porém, o desafio é agregar, de fato, valor e conteúdo a uma determinada área de atuação, para ter credibilidade e autoridade.
Nesse sentido, a alternativa para grandes empresários aumentarem sua influência e visibilidade é enxergar o potencial das redes sociais. Foi o que fez o empresário paulista José Paulo Pereira Silva, CEO do Grupo Ideal Trends. Ele percebeu o potencial de suas mentorias junto aos mais de mil colaboradores do grupo e resolveu expandir o conhecimento nas redes com seus seguidores. Em pouco tempo e com um trabalho e investimento intenso de mídia, marketing digital e pesquisas acerca do mundo dos negócios, o empresário e, agora, influenciador, conquistou mais de milhão de seguidores, trazendo conteúdos em diferentes formatos (vídeo, podcast, infográficos, pensamentos e lives) sobre investimentos, mercado de trabalho, educação, habilidades de liderança.
“Sempre prezei pela máxima de que ‘dividir é multiplicar’, então estabeleci como missão compartilhar tudo que aprendi em mais de 25 anos de carreira empresarial. Faço isso diariamente com meus colaboradores. Já formei mais de uma centena de líderes, dei oportunidade a dezenas de sócios, transformando pessoas simples e dedicadas em empresários de grandes resultados. Divido a empresa com pessoas que me ajudaram a construí-la, pois é a melhor forma de fortalecer o negócio, as pessoas envolvidas e, consequentemente, a sociedade. E as redes sociais ajudam a fazer essa conexão chegar a todos os lugares do planeta”, comenta José Paulo.
O que os usuários acessam
As conexões móveis já alcançam 97% da população brasileira. Os usuários de internet usam especialmente os aplicativos de mensagens (96%), aplicativos de mídias sociais (97%) e aplicativos de entretenimento e vídeos (88%). Os aplicativos de compras são utilizados por 72%, enquanto os apps de internet banking alcançam 47%. Esses números mostram que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e as empresas devem estar atentas e acompanhar essa transformação pela qual o mundo passa, dedicando tempo para o crescimento digital.
Uma das medidas adotadas pelo líder do Grupo Ideal Trends foi investir em uma equipe de profissionais especializados em mídia social e marketing digital. Com isso, é possível criar conteúdo qualificado e gerenciar o tráfego das plataformas para o benefício do seu negócio. É importante também, segundo José Paulo, estar presente em diferentes mídias, como Instagram, YouTube, LinkedIn, Spotify, Telegram, produzindo conteúdos específicos para cada uma, e dedicar tempo para interagir com os seguidores, respondendo dúvidas e mostrando detalhes de sua trajetória, para inspirar e motivar quem o acompanha.
O Grupo Ideal Trends, criado por José Paulo há 25 anos, tem a inovação como essência da cultura organizacional. O conglomerado trouxe para a América Latina o conceito de empresa versalista, ou seja, que atua em diferentes nichos de mercado. São 25 empresas e projetos nas áreas de tecnologia, marketing e vendas, cosméticos, saúde, educação e investimentos, com clientes em todo o Brasil, nos EUA e em franca expansão em outros países no exterior. Com escritórios em São Paulo e em Orlando, EUA, a meta do empresário é estar presente em 10 países nos próximos cinco anos.