Thumbnail

A Comunidade de Startups do Vale do Pinhão vai fomentar o fortalecimento de empresas inovadoras da capital paranaense, promovendo o desenvolvimento sustentável de negócios, a atração de investimentos e a integração de diferentes atores do ecossistema de inovação da cidade. Crédito: Reprodução.

Vale do Pinhão

Pinhão Valley Startup Community vem para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Curitiba

GazzConecta
25/09/2024 12:30
Curitiba tem se consolidado como um dos principais polos para o surgimento e desenvolvimento de startups no Brasil. Em maio, a capital foi eleita a segunda melhor cidade do país para o desenvolvimento de startups pelo Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2024, ranking global do instituto israelense StartupBlink, que analisa mil cidades em 100 países, avaliando o número de startups, sua qualidade e o ambiente de negócios. No Brasil, Curitiba ficou atrás apenas de São Paulo.
Agora, a cidade dá mais um passo importante para consolidar seu ambiente favorável à inovação e se posicionar como um dos polos de inovação mais destacados do país. Na semana passada, cerca de 50 startups de Curitiba se reuniram para fundar a Comunidade de Startups do Vale do Pinhão, mais uma iniciativa para impulsionar o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.
A comunidade visa conectar startups locais, promover a colaboração, incentivar novos negócios e atrair investimentos para a cidade. Empreendedores, investidores e instituições de apoio fazem parte dessa rede, que busca se tornar uma referência nacional em inovação e empreendedorismo.
O principal objetivo da Pinhão Valley Startup Community é fomentar a criação e o fortalecimento de empresas inovadoras em estágio inicial, promovendo o desenvolvimento sustentável de negócios, a atração de investimentos e a integração de diferentes atores do ecossistema de inovação, incluindo academia, setor público e a iniciativa privada, tanto local, quanto estadual, nacional e internacionalmente.
A Pinhão Valley Startup Community almeja se tornar a maior comunidade de startups do Sul do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente como um modelo em inovação, empreendedorismo e tecnologia. A comunidade busca promover o crescimento colaborativo entre startups e seus parceiros.
Além de apoiar o crescimento e a escalabilidade de startups, conectando empreendedores, investidores e mentores, a missão da comunidade é promover a cultura empreendedora por meio de eventos, capacitações e redes de colaboração. O objetivo é desenvolver soluções criativas e inovadoras para desafios sociais e de mercado, sempre com foco em responsabilidade social e ambiental.
Valorizar a diversidade de ideias, pessoas e culturas como fontes de inovação, além de atuar de forma ética e transparente, são princípios fundamentais da comunidade. Sua governança será autônoma, mas alinhada ao ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.
A comunidade também colaborará com as Redes de Inovação do Vale do Pinhão e diversos setores da sociedade, incluindo governo, instituições de ensino, terceiro setor, consultores, mentores, entidades representativas e o empresariado em geral. O objetivo dessa cooperação é promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Curitiba, em conformidade com os princípios ESG (ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.