Participe
Participe da pesquisa da Gazeta do Povo sobre telefonia móvel no Paraná e concorra a um iPhone 15
Mapear problemas e melhorias do setor de telefonia móvel e provedores de internet no Paraná. Este é o objetivo da pesquisa da Gazeta do Povo para avaliar o mercado de telefonia móvel no estado. Quem participar da enquete, estará concorrendo a um iPhone 15. A pesquisa ficará no ar até o dia 17 de dezembro. Clique e responda agora.
A partir das opiniões e experiências dos curitibanos, a pesquisa busca identificar aspectos sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel, além dos principais gargalos neste sentido.
A enquete conduzida pela Gazeta do Povo busca trazer uma visão clara sobre este cenário que é promissor, mas também desafiador, uma vez que o serviço é fundamental para o dia a dia de qualquer cidadão. Com os dados coletados, será possível mapear o mercado de telefonia em todo o estado, compreendendo o comportamento, as demandas e as insatisfações dos usuários.
A pesquisa aborda questionamentos como a experiência geral com os provedores de internet; os principais desafios enfrentados pelos consumidores; as expectativas quanto às melhorias no setor; a relevância de novas tecnologias, como o 5G; e os serviços mais acessados pelos usuários, como streaming e redes sociais.
Como os paranaenses se conectam à internet
Os avanços tecnológicos têm transformado o mercado de telecomunicações ao longo dos anos, especialmente o setor de provedores de internet e redes de celular. Esse segmento tem se consolidado como um dos mais fundamentais para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, a ideia da pesquisa é entender a forma como os paranaenses se conectam e, também, como a operação das empresas colaboram para isso.
O mercado de telecom desempenha um papel crucial para o desenvolvimento da cidade, viabilizando as conexões que impulsionam negócios locais, além de permitir que empresas e empreendedores utilizem a internet para expandir suas operações e alcançar novos clientes.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçam essa relevância. O Brasil encerrou 2023 com 47,9 milhões de acessos de banda larga fixa e, em 2022, 87,2% da população brasileira já estava conectada à internet, representando um aumento de 21,1 pontos percentuais em comparação com 2016. Além disso, os provedores regionais, que, juntos, representam 53,2% do mercado, exercem uma função relevante, como mostra um estudo da consultoria Telecom, divulgado pelo Telesíntese.
Esses números comprovam o valor do setor como um dos principais pilares para a conectividade e comunicação no país, reforçando a importância de iniciativas como a pesquisa da Gazeta do Povo.
Desafios e oportunidades para um novo cenário
Para atender de forma eficaz às crescentes demandas de consumidores, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, é essencial que as operadoras ofereçam serviços de alta qualidade, com redes estáveis e infraestrutura robusta. A eficiência e a confiabilidade das conexões são fatores determinantes para o sucesso de qualquer iniciativa no ambiente digital, especialmente em uma era na qual a dependência de conectividade é crescente.
No Paraná, um dos principais desafios do mercado de telecomunicações é a qualidade do atendimento ao cliente. Historicamente, o setor é frequentemente alvo de reclamações, sendo um dos mais mencionados em órgãos como o PROCON, devido à natureza essencial dos serviços prestados.
Para os paranaenses, um atendimento eficiente e ágil pode se tornar um diferencial competitivo importante na hora de escolher entre os provedores de internet, ainda mais em um mercado no qual a conectividade é crucial para a rotina das pessoas e para o crescimento dos negócios locais. Clique e responda a pesquisa agora.
Participe da pesquisa e concorra a um iPhone 15
Os usuários interessados em responder à pesquisa da Gazeta do Povo podem acessá-la pelo link. A pesquisa é rápida e simples, levando cerca de cinco minutos para ser concluída. Para incentivar a participação, a pesquisa oferece a chance de ganhar um smartphone de última geração, um iPhone 15 da Apple.
Ao final do questionário, cada participante receberá, automaticamente, um número da sorte para concorrer ao iPhone. Considera-se válida uma única participação por CPF. A pesquisa se encerra no dia 17 de dezembro.