Cesar Moreira
A vida dos sonhos: como ganhar dinheiro bebendo cerveja
Conhecida como uma das bebidas mais consumidas no mundo, a cerveja também se tornou uma das paixões dos brasileiros e, hoje, existem muitas marcas no mercado que são especializadas somente neste tipo de produto, inclusive, as chamadas cervejas artesanais. O fato é que trabalhar no setor cervejeiro é o sonho de muitas pessoas, agora, já imaginou ganhar dinheiro bebendo cerveja?
É sobre isso que o carioca radicado em Curitiba, Cesar Moreira, falou em mais um episódio do podcast Papo Raiz. Além de Beer Sommelier, Cesar Moreira é especializado em Harmonização e Mestre em Estilos de Cervejas. Com uma carreira já consolidada, o entrevistado contou como foi a mudança radical pela qual sua vida passou ao largar a área da saúde, partir para o empreendedorismo e, posteriormente, se encontrar no ramo cervejeiro.
Com curso superior em odontologia, Moreira chegou a exercer a profissão por alguns anos, mas sempre acompanhado do sentimento de empreender e ter ainda mais contato com o público. “Quando eu me formei, foi jogada no mercado uma quantidade de profissionais de odontologia e eu trabalhei durante sete anos nessa área e aí apareceu uma oportunidade de abrir uma loja como eu já tinha uma visão empreendedora, quando tive essa oportunidade eu achei legal”, contou.
Após um longo período atuando como empresário e com toda a experiência adquirida no setor que foi marcado por muitos desafios, em 2006, Cesar decidiu se mudar para Curitiba e recomeçar a vida, onde acabou se encontrando e, um tempo depois, decidiu apostar no ramo de cervejas, no qual atua até hoje, inclusive, promovendo o lançamento de novas marcas.
Com as diversas mudanças tecnológicas e no mundo dos negócios e, consequentemente, no ramo de cervejas, em fevereiro de 2020, o especialista apostou em uma nova forma de trabalhar na área: ele lançou o “Harmonizando com Cervejas”, um programa que foi posteriormente convidado a fazer parte de uma plataforma de streaming devido ao seu grande sucesso nas redes sociais.
“A série Harmonizando com Cervejas está dando certo porque eu aprendi a me reinventar. O pessoal de hoje sabe que as mudanças são muito rápidas, já a minha geração tinha essa dificuldade em aprender a se adaptar”, afirmou Moreira.
Além de relembrar a própria trajetória, o Beer Sommelier ainda deu alguns insights sobre o mercado cervejeiro e para aqueles que pretendem ganhar dinheiro neste setor.
Dá para ganhar dinheiro com cerveja?
Segundo Cesar Moreira, sim, dá para ganhar trabalhando no mercado cervejeiro! Mas ele destaca que é preciso se atentar a alguns pontos para investir corretamente neste setor, por exemplo, existem as cervejas de massa que são as que vendem milhões de litros no mercado. Além disso, Moreira explica que, após a pandemia, muitas cervejarias artesanais lutaram para se manter no setor, o que demonstra que este é um ramo que também tem seus prós e contras, mas que é possível ter uma boa lucratividade.
“Pensando nas cervejarias, acho que o grande ponto é essas chegarem a um número de pessoas mantendo a qualidade das cervejas que possuem, porque quem migra para o mercado de cervejas artesanais está procurando qualidade. E é lógico que quando uma marca começa a ser mais conhecida e a ter um nome mais forte no mercado, ela pode agregar isso ao valor dela também”, disse.
Ele lembra que, até pouco tempo atrás, as cervejas que custavam mais de dez reais eram consideradas muito caras, mas que isso foi mudando à medida que as pessoas foram entendendo o processo de fabricação desses produtos e o quanto são de qualidade.
Como ganhar dinheiro com um programa sobre cervejas?
O público consumidor de cerveja adora conhecer as novidades desse produto e para quem quer trabalhar e mostrar o que esse mercado tem de melhor, uma boa opção de investimento são as plataformas digitais, onde podem ser produzidos programas ou séries sobre o tema e as chances de ter um retorno financeiro são bem positivas.
Segundo Cesar Moreira, há duas formas de ganhar dinheiro com programas cervejeiros, é através dos patrocínios e também por contratações externas de marcas ou comércios de cerveja, que buscam uma publicidade mais assertiva de seus produtos junto dos consumidores.
Quais são as tendências de negócios no mundo da cerveja?
Para Moreira, ainda há muitas oportunidades no mercado cervejeiro para quem pretende trabalhar com isso, mas, antes de investir em algum negócio é preciso que o empreendedor ou executivo saiba como se comunicar com o público que consome a cerveja, pois esta é uma das principais características para se dar bem no setor.
“Ainda tem mercado, primeiro porque existe uma gama de estilos de cervejas muito grandes. O segundo ponto é que o cara que toma cerveja é quase que um colecionador e quando você traz produtos diferentes, consegue aguçar a curiosidade do consumidor. A grande maioria das cervejas se usadas com criatividade e bom gosto dá certo”, afirmou o especialista.
Cesar Moreira ainda avaliou que, apesar dessas tendências no setor, ainda há alguns comerciantes que estão preocupados em produzir apenas os estilos de cerveja que mais são vendidas, mas, ele destaca que se uma marca, produtor ou comerciante souber divulgar bem o produto, todos os tipos de cerveja podem ter público.
O que faz uma cervejaria se destacar no mercado?
Qualidade da cerveja, boa comunicação com o público e experiência única do cliente, para o Beer Sommelier, estes são os principais motivos que fazem uma cervejaria se consolidar no mercado.
“Por mais que você tente comunicar alguma coisa boa, se a tua cerveja for ruim, as pessoas vão tomar e não vão gostar. O segundo ponto é as pessoas entenderem que o produto é diferenciado e o terceiro ponto é você proporcionar ao público a possibilidade de comer alguma coisa ali, além de beber”, finalizou Moreira.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.