Thumbnail

O Pinhão Hub, do Vale do Pinhão de Curitiba, é um dos destinos do circuito de inovação. Crédito: Daniel Castellano/SMCS.

Projeto inédito

Inovatour: Curitiba ganha primeiro circuito de turismo de inovação do Brasil

GazzConecta
18/06/2024 17:12
O Circuito de Turismo de Inovação de Curitiba, o Inovatour, foi lançado na sexta-feira (14). O evento foi uma das mais de 100 iniciativas que estão sendo realizadas na capital durante o Connect Week, movimento de inovação que acontece até 23 de junho.
Pioneiro no país, o projeto é um roteiro que permite aos participantes conhecer diversos centros de fomento à inovação na cidade. O circuito tem o objetivo de proporcionar experiências únicas, estimulando a inspiração e a criatividade ao conectar visitantes a ambientes inovadores.
Ele também promove networking e colaboração com profissionais locais, oferecendo aprendizado prático sobre estratégias de inovação e uso de tecnologias emergentes. O roteiro é organizado pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e a participação é gratuita mediante agendamento.

Como vai funcionar

Nos hotéis parceiros, um QR Code direciona os interessados ao site do Inovatour, no qual é possível se cadastrar e solicitar visitas na opção "Quero visitar". Instituições também podem se inscrever, escolhendo "Quero fazer parte".
Após o cadastro, os participantes recebem um roteiro de visitas disponíveis. A etapa de agendamento ainda está em desenvolvimento, mas será por meio dela que vão acontecer os agendamentos possíveis. As visitas vão ocorrer nas datas e horários definidos, com um guia disponível para acompanhar o tour pelos espaços escolhidos.
A visita inclui, ainda, apresentações e demonstrações das ações de inovação e tecnologia das instituições escolhidas. Uma pesquisa de satisfação finaliza o circuito.

Benefícios

A experiência permite a interação com empreendedores, especialistas e outros profissionais envolvidos em projetos de inovação e tecnologia, ampliando conhecimentos aplicáveis às jornadas empreendedoras e profissionais dos participantes.
Muitos locais do roteiro oferecem recursos como mentorias, programas de aceleração, acesso a financiamento e espaços de trabalho compartilhados, o que possibilita aos visitantes a descoberta de oportunidades para impulsionar seus próprios projetos ou negócios.
O roteiro apresenta alguns dos principais pontos do ecossistema de inovação de Curitiba, incluindo empresas, ambientes de inovação, universidades e instituições públicas como Hotmilk (ecossistema de inovação da PUCPR), Pinhão Hub, Fiep, Tecpar e Renault. Mais informações sobre o circuito, instituições participantes e inscrições estão disponíveis no site do Inovatour.

Curitiba como referência nacional

“Com a união das forças públicas e privadas, e o apoio de todos os setores envolvidos, Curitiba está pronta para se projetar como um centro de inovação e turismo de negócios, beneficiando a todos e multiplicando sua imagem e influência globalmente”, destacou Itamir Viola, idealizador do projeto, em nota. Ele também planeja expandir o projeto para outras cidades do Paraná no futuro.
Yasmin Miranda, gestora do Inovatour, considera a iniciativa um marco no turismo de negócios e eventos no Brasil. “Este projeto, desenvolvido em parceria público-privada, envolve a colaboração de diversos setores da cidade para promover a inovação e destacar Curitiba como um destino de referência no cenário nacional e internacional. Os nomes envolvidos no projeto foram escolhidos estrategicamente, cada um trazendo uma contribuição valiosa para o sucesso da iniciativa”, afirmou.
Durante o Connect Week, o Inovatour implementará seu projeto piloto, passando por locais como Mind Hub, Habitat Senai, Hotmilk, Pinhão Hub e Hipe Hub.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão