Thumbnail

O Impact Hub Casa Mueller vai ocupar casarão que pertenceu a Gottlieb Mueller, fundador da metalúrgica Irmãos Mueller, que hoje dá espaço ao Shopping Mueller. Crédito: Divulgação.

Colaboração que gera transformação

Segunda unidade do Impact Hub em Curitiba vai ocupar construção histórica da capital

GazzConecta
10/07/2024 12:58
O Impact Hub, iniciativa global presente em mais de 65 países, expande sua presença em Curitiba com a inauguração da sua segunda sede no próximo dia 16 de julho.
Desde 2011 na cidade, o hub tem incentivado ações de inovação na capital paranaense. Sua primeira sede está localizada na Fábrika, no bairro Alto da XV, um exemplo de preservação do patrimônio arquitetônico de Curitiba. Até 1980, o complexo abrigou a antiga fábrica de fitas e bandeiras Venske, fundada em 1907. Depois de recuperado, seus pavilhões foram ocupados um a um por cursos de idiomas, academia de ginástica, escola de dança e outros empreendimentos culturais e educacionais. O antigo Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo também fez parte de suas instalações.
A nova unidade, batizada de Impact Hub Casa Mueller também ocupa um espaço que faz parte da memória arquitetônica da cidade, o casarão de 1897 que pertenceu ao imigrante suíço Gottlieb Mueller, fundador da metalúrgica Irmãos Mueller, uma das mais importantes indústrias paranaenses do século XX, com mais de cem anos de história, que encerrou suas atividades em 1980. No lugar da grande metalúrgica curitibana, que ficava à frente da casa, na Rua Mateus Leme (antiga, Estrada da Graciosa), número 531, foi construído o primeiro shopping de Curitiba, o Mueller, em 1983.
Com inauguração marcada para o dia 16 de julho, o Impact Hub Casa Mueller conta com 700m² de área construída, dividida em escritórios, salas de eventos e de reunião, estúdios de podcast, um espaço maker e um café aberto ao público. Além disso, o espaço será a sede da ESPM Paraná, escola de negócios de referência no país que tem seu lançamento nesta quinta-feira (11) no Teatro Regina Casillo, a partir das 8h30. Aberto ao público, o evento tem vagas limitadas, mas ainda é possível fazer inscrição no site da ESPM.

Mais que um coworking: um ecossistema vibrante

Desde sua fundação em Londres, em 2005, o objetivo do Impact Hub é criar espaços de trabalho colaborativos para promover grandes transformações. Presente em mais de 110 cidades e com mais de 16.000 membros em todo o mundo, a iniciativa inspira, conecta e capacita comunidades locais para desenvolver ideias empreendedoras, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
De acordo com Marcos Schwartz, CEO do Impact Hub Curitiba, a iniciativa promove o desenvolvimento de um ecossistema vibrante no qual negócios e projetos convergem para criar impacto positivo tanto para a comunidade local como globalmente.
“O Impact Hub Curitiba é guiado por cinco pilares: ambiente, comunidade, desenvolvimento, inspiração e sustentabilidade. A visão do hub global é de que até 2030, o Impact Hub seja um modelo para negócios do futuro, liderando a economia de impacto regenerativa e acelerando mudanças socioambientais positivas”, explica Schwartz em nota.
De acordo com o CEO, a inauguração do Impact Hub Casa Mueller marca o início de um novo ciclo para o empreendedorismo e a inovação na cidade. “Com uma programação diversificada e um espaço dedicado à colaboração, o hub está preparado para ser um ponto de referência para aqueles que desejam fazer a diferença no mundo”, diz.

Programação da inauguração

A inauguração da Casa Mueller contará com uma série de eventos especiais. Nos dias 11, 12 e 15 de julho, poderão ser agendadas visitas para que o público conheça o novo espaço. O evento de inauguração acontece no dia 16 de julho exclusivamente para convidados. Após esta data, o hub contará com uma programação especial, trazendo eventos e oportunidades de networking.
Mais informações sobre a programação e como fazer parte da rede estão disponíveis no site do Impact Hub Curitiba.

Valores que causam impacto

Desde sua criação em 2005, o Impact Hub se propõe a ser um catalisador de ações empreendedoras e colaborativas. Com base em valores como colaboração, diversidade, criatividade, integridade, impacto e excelência nos negócios, a rede trabalha para criar um mundo justo e sustentável. Suas áreas de atuação incluem espaços de trabalho compartilhados que geram oportunidades; eventos que inspiram, capacitam e conectam pessoas, ideias e experiências; e programas de impacto que educam, aceleram negócios e potencializam o desenvolvimento socioeconômico.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão