Eleições
GazzConecta conversa com Eduardo Pimentel, candidato a prefeito de Curitiba, sobre inovação; confira o vídeo
Inovação para melhorar a vida do cidadão, apoio ao empreendedorismo e capacitação tecnológica são algumas das propostas de Eduardo Pimentel, candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSD no segundo turno das eleições na capital paranaense.
Vice-prefeito na atual gestão de Rafael Greca, Pimentel compartilhou suas principais propostas para ampliar os projetos de inovação na cidade, se eleito, em entrevista ao podcast do GazzConecta.
Entre as iniciativas destacadas, estão o fortalecimento do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, e do empreendedorismo tecnológico na capital, bem como a capacitação profissional dos curitibanos em tecnologias emergentes.
Para ele, cabe ao poder público incentivar e acelerar boas ideias, bem como criar um ambiente propício para o desenvolvimento econômico da cidade. “Eu quero que Curitiba seja, continue sendo, um polo atrativo de investimento, de inovação”, afirmou.
O poder público tem que ser criador de ambiente e de negócios. Nós fizemos isso com o Vale do Pinhão e quero fortalecer isso com o empreendedor da cidade. O poder público deve gerar oportunidades de negócio e conexão, além de diminuir a burocracia permanentemente. É claro que isso deve gerar conexão entre quem quer investir e quem deseja receber o investimento no seu negócio. Essa é uma forma de continuar investindo na inovação, especificamente na cidade de Curitiba, disse.
Pimentel também disse que sua ideia é atrair mais empresas de inovação para a cidade, bem como criar uma grande incubadora de ideias que impulsione o potencial de inovação na capital. Para ele, a prefeitura deve acolher e desenvolver projetos gerados por startups e empresas locais, permitindo que os empreendedores curitibanos tenham um "carimbo de Curitiba" ao expandirem seus negócios para fora da cidade.
Dentre outras ações, o candidato propôs o fortalecimento da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com a ideia de ampliá-la para incluir uma nova secretaria, e, também, do Fundo Municipal de Inovação, criado em 2019, como uma ferramenta para o desenvolvimento de projetos inovadores na cidade. Para ele, fortalecer o fundo seria uma prioridade, com a alocação de mais recursos e a criação de um comitê de inovação do município, para que possa avaliar projetos e investimentos importantes.
O candidato acredita que o fundo é uma forma de democratizar o acesso a recursos, permitindo que pessoas com boas ideias e ações inovadoras possam obter apoio financeiro.
E é a partir das boas ideias que surgem soluções para problemas da sociedade, ressalta Pimentel. Fomentá-las seria garantir que as inovações estejam sempre a serviço da população, proporcionando resultados concretos na vida dos curitibanos.
Para nós, a inovação só vale se for para melhorar a qualidade de vida do cidadão, trazer o benefício para a sociedade, revelou.
Pimentel citou projetos da atual administração que considera avanços em diferentes frentes e disse que irá aperfeiçoá-los ou ampliá-los na sua gestão. Como exemplo, ele menciona os programas de saúde do município e o Saúde Já, aplicativo que possibilita diferentes formas de acesso a serviços nas unidades de saúde na cidade.
Outro exemplo é a Muralha Digital, estrutura de dados que monitora a segurança pública de Curitiba. A ideia seria instalar mais câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade, como escolas, terminais de ônibus e nos bairros para aumentar a vigilância nesses lugares. Além disso, a intenção é também integrar câmeras particulares de prédios e residências da cidade para ampliar esse monitoramento.
Além da segurança pública, Pimentel também apresentou iniciativas tecnológicas para as áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. Neste ponto, ele mencionou a nova concessão do transporte coletivo, que, após 15 anos, vai ocorrer em 2025. Esta seria, para ele, a oportunidade para modernizar o sistema em Curitiba. "A cidade não pode perder essa chance de trazer para o contrato todas as tecnologias disponíveis, como wi-fi nos ônibus, sistemas embarcados e maior eficiência nos horários e integração das linhas", indicou o candidato.
Confira a entrevista completa com Eduardo Pimentel, candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSD no segundo turno das eleições municipais da capital em 2024.
Além de Eduardo Pimentel, o GazzConecta também entrevistou o candidato a vice-prefeito de Curitiba na chapa de Cristina Graeml (PMB), Jairo Filho. Confira a entrevista na íntegra aqui.