Thumbnail

Paulo Krauss, diretor de negócios e marketing da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, na entrega do Score Award 2025. Crédito: Divulgação.

Score Award

Curitiba vence prêmio nacional por uso inteligente de dados para melhorar serviços para a população

GazzConecta
21/10/2024 17:23
Curitiba venceu na quinta-feira (17) o Score Award na categoria Cidades Inteligentes, que destaca os projetos municipais que utilizam dados para melhorar a qualidade dos serviços governamentais e o bem-estar da população. A premiação nacional reconhece o uso inovador dos dados no mercado, em iniciativas públicas e em pesquisas acadêmicas ou empresas juniores.
Esta foi a terceira edição do Score Award, promovido pelo Score Summit, considerado o único evento do Brasil que se dedica, segundo sua organização, a "desmistificar o uso dos dados e a debater sobre as suas diversas aplicabilidades em todos os setores do mercado".
“É notável o trabalho da Prefeitura de Curitiba no desenvolvimento de políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente com uso de dados voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental”, disse Melissa Penteado, CEO da proScore, organizadora do Score Summit.

Apps de Curitiba são destaque

De acordo com Paulo Krauss, diretor de negócios e marketing da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que recebeu o troféu na premiação, a Prefeitura de Curitiba é marcada pela integração de diversos aplicativos que facilitam a vida dos cidadãos.
Ele destaca o Curitiba 156, responsável por mais de 13 milhões de chamados abertos anualmente, com uma taxa de resposta de 95%. Krauss diz que o aplicativo é essencial para a comunicação entre os moradores e a administração pública.
Outro destaque seria o Saúde Já, que possui mais de 2 milhões de pessoas cadastradas, gerenciando dados da população desde 1998, o que permite um acompanhamento histórico e detalhado das questões de saúde na cidade. Em 2018, o Saúde Já ganhou seu aplicativo.
Além desses, ele cita o Curitiba App, que se destaca como o principal aplicativo da cidade, oferecendo mais de 700 serviços integrados para os cidadãos. Para garantir a integração eficiente de todos esses dados, foi criado o e-Cidadão, um login único que facilita o acesso aos serviços municipais.
Com mais de um milhão e oitocentas mil pessoas cadastradas, o e-Cidadão se tornou a forma oficial de autenticação no município, promovendo uma gestão de dados mais centralizada e eficiente, essencial para a modernização dos processos administrativos e o atendimento às necessidades da população.
"Este prêmio é uma comprovação da eficácia da coleta, tratamento e uso de dados que a Prefeitura de Curitiba faz para criar os programas para a população da cidade. São dados coletados por vários sistemas, como o 156, o Curitiba App e o Saúde Já que, depois de qualificados, são repassados a cada secretaria e, assim, cada uma tem um bom subsídio para planejar e executar programas que realmente beneficiem a população de Curitiba", comenta Krauss.