Thumbnail

Espaço já recebeu dois outros projetos de ocupação desde 2016. Crédito: Leticia Akemi

"Fábrica de Ideias"

Centro de inovação deve dar novo rumo à antiga fábrica da Ambev

André Nunes, especial para o GazzConecta
15/03/2024 16:03
A antiga fábrica da Ambev, no Rebouças, em Curitiba, deverá receber um novo projeto de ocupação pelo governo do estado. O anúncio do projeto "Fábrica de Ideias" será feito na próxima terça-feira (19), em cerimônia de lançamento, às 19h30, com a presença do governador Ratinho Junior.
Os detalhes do projeto serão apresentados durante o evento. Segundo antecipou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no evento de inauguração do Pinhão Hub, nesta quinta-feira (14), o espaço da Ambev também deverá seguir a vocação da inovação, fomentando a revitalização urbana do Rebouças.
Nos últimos anos, a área histórica de 35 mil m² passou por alguns projetos e iniciativas, sem que nenhuma avançasse.
Em 2016, foi desenvolvido o projeto do Centro de Artes e Cultura Rebouças, ainda na gestão de Beto Richa. Ele receberia instalações da Faculdade de Artes do Paraná (FAAP) quanto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). A ideia do projeto previa movimentar a região com mais pessoas e deixar um legado cultural para Curitiba, com auditórios, laboratórios, salas de aula e de exposições.
Em entrevista à Tribuna em 2019, Paulino Viapiana, ex-assessor especial do governo do Estado, relatou que o projeto do centro estava encaminhado: o termo de referência das necessidades de uso do prédio já estava concluído e o modelo de edital para o concurso público estava em estágio avançado de desenvolvimento. Em dezembro de 2018, a ex-governadora Cida Borghetti concluiu a transferência da escritura do terreno para o governo do Estado.
Posteriormente, em 2019, foi anunciado que o espaço seria destinado para a Cidade da Polícia, novo centro administrativo de planejamento e inteligência do estado, polícias militar e civil, guardas municipais, polícias Federal e Rodoviária Federal e Exército. A criação do espaço foi uma das promessas de campanha de Ratinho Junior, então no primeiro mandato.
Na ocasião, a especialista Iaskara Florenzano, coordenadora de pesquisa do grupo Arquivo Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), declarou que a preservação do prédio da fábrica — sem sua demolição — era um ponto positivo. “A preservação é a melhor notícia que podemos ter para o Rebouças. Esse prédio é portador de uma série de valores culturais e históricos e faz parte desse conjunto de edifícios que explicam a nossa cidade, que se estabelecem no começo do século 20. Acho magnífico que ele ganhe um uso novo, se o projeto observar esse caráter histórico usando a metodologia do restauro", afirmou a pesquisadora, que se debruça a estudar e registrar os prédios industriais do bairro.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão