Thumbnail

Assaí, no Paraná, é uma das 7 cidades mais inteligentes do mundo. Crédito: Prefeitura de Assaí.

Ranking internacional

Cidade do interior do Paraná é uma das 7 mais inteligentes do mundo, ao lado de países como EUA e Taiwan

Millena Prado
Millena Prado
21/06/2024 18:19
Assaí conquistou mais um reconhecimento internacional quando o assunto são as cidades inteligentes. O município do interior do Paraná, com 15 mil habitantes, está entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo de acordo com o ranking internacional do Intelligent Community Forum (ICF).

Curitiba, capital do estado, também recebe o reconhecimento internacional pelo quarto ano consecutivo. O Paraná é o único estado brasileiro com cidades indicadas no ranking, emplacando dois municípios de uma só vez.
Entre as demais selecionadas ao redor do mundo estão Coral Gables (Flórida, EUA), Durham e região (Ontario, Canadá), Fredericton (New Brunswick, Canadá), Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).
Aliança com grandes empresas, aposta em capital humano e construção de valor coletivo. Esses são dois dos principais elementos responsáveis por transformar uma pequena cidade do interior do Paraná em um dos casos mais bem-sucedidos de aplicação de tecnologia para cidades inteligentes em todo o mundo. O município de Assaí é hoje um exemplo bem acabado de integração tecnológica e é uma das Smart Cities em ascensão no cenário nacional.
A premiação é emblemática, pois estamos colocando no mapa uma cidade de colonização japonesa, de menos de 15 mil habitantes, como um exemplo de governança pública e de práticas de inovação. Esta prêmio é muito relevante, trazendo uma representatividade não só para Assaí, mas para todas as cidades pequenas
, comemorou Igor Oliveira, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Assaí, em entrevista exclusiva ao GazzConecta, na manhã desta quarta-feira (19).  
Há uma semana, Assaí ganhou mais um reconhecimento, reconhecimento nacional na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Curitiba também foi reconhecida nesta ocasião. Assim como no ranking do ICF, o Paraná foi o único estado do país com dois troféus.
"Depois do reconhecimento do Sebrae, e agora com a premiação do ICF, nós consolidamos um marco histórico. Este reconhecimento vem por conta da geração de talentos, de novos ambientes promotores da inovação, a nossa condução da educação, com uma fotografia ampla, levando esta imagem todo o mundo", completa.
O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (19/6) em Nova Taipé (Taiwan), durante o fórum NTPC Smart City 2024. As sete comunidades finalistas de 2024 terão seus modelos de desenvolvimento econômico, social e cultural na era digital apresentados durante o ICF Summit, em Barcelona (Espanha), em novembro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do mundo deste ano. A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural.
O Top7 foi escolhido a partir de uma seleção prévia, o Smart21, divulgado em fevereiro pelo ICF com a lista das 21 comunidades mundiais mais inteligentes do mundo.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão