Thumbnail

A Arábia Saudita vai receber, entre os dias 4 e 7 de março, o One Giant. Créditos: Canva.

Tecnologia

Davos do Oriente Médio: Arábia Saudita recebe o LEAP

GazzConecta
01/03/2024 15:29
Em sua jornada para atrair os olhares para o potencial tecnológico e inovativo do reino, a Arábia Saudita vai receber, entre os dias 4 e 7 de março, o One Giant Leap, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. São esperadas ao menos 170 mil pessoas, em conferência que reunirá de grandes empresas a startups e investidores interessados em acompanhar as principais tendências do setor.
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Riade foi escolhida para sediar o LEAP, que teve sua primeira edição em 2023. A escolha da cidade se justifica por seu papel fundamental na economia saudita: a  capital é o principal centro financeiro do país, responsável por concentrar as atividades administrativas, financeiras e culturais, com destaque para a presença do Fundo Soberano saudita, que prevê atingir a marca de US$ 1 trilhão em caixa até 2025.
Em sua primeira edição, em 2023, o LEAP reuniu um público de mais de 172 mil pessoas. Entre elas, mais de 600 startups e 1.800 expositores globais do setor de tecnologia. Empresas de destaque como Apple, Intel, Dell, Nvidia e Zoho, por exemplo, marcaram presença no salão dedicado à exposição de estandes da LEAP.
Por sua magnitude, o LEAP tem sido cotado como um dos eventos mais badalados da tecnologia do mundo, ao lado de conferências renomadas como Web Summit e SXSW, duas feiras tecnológicas que costumam tomar posse da agenda de executivos e empreendedores de todo o mundo anualmente. No último ano, a LEAP foi intitulada pela revista Wired como a “Davos Digital”, em referência ao encontro anual do Fórum Econômico Mundial dedicado às discussões envolvendo a agenda econômica global, na Suíça.
Como em muitos eventos grandiosos de tecnologia, o LEAP se apresenta como uma oportunidade para trocas e networking. Ao longo dos quatro dias de conferência, os participantes terão a chance de se conectar com mais de 1.300 investidores, conhecer novos parceiros de negócios e apresentar inovações corporativas focadas em tecnologia em primeira mão, além de criar um amplo espaço para debates envolvendo temas sensíveis para a ordem empresarial global, como as mudanças climáticas e o impacto da inteligência (IA) artificial nos negócios.
Sob o slogan “onde você embarca em novos mundos”, a segunda edição do LEAP terá diferentes trilhas de conteúdo que contarão com especialistas e autoridades públicas em áreas como cidades inteligentes, varejo, fintechs, educação e energia.
Arvind Krishna, CEO da IBM, gigante da computação em nuvem, e Shou Chew, CEO do TikTok, estão entre os palestrantes de alto nível confirmados para o evento. Outros incluem: Sridhar Vembu, CEO e fundador da gigante de software indiana Zoho; Eric Yuan, CEO da plataforma de videoconferências Zoom; Amin Nasser, presidente da petrolífera saudita Aramco e Omar Hatmleh, conselheiro de inovação e IA da Nasa.

Por que isso importa?

O LEAP surge na esteira dos planos ambiciosos da Arábia Saudita para assumir o protagonismo no mercado de tecnologia global. O evento, junto a outras iniciativas inseridas no contexto do “Saudi Vision 2030” — documento que endereça as principais ações do reino para tornar-se referência em tecnologia, cultura e sustentabilidade até o final da década — pretende alçar o Reino a uma das regiões mais capacitadas para o desenvolvimento tecnológico no mundo.
Os pilares da visão saudita para o futuro estão centrados em inovação, cultura e, sobretudo, sustentabilidade. Junto aos objetivos ligados ao, também está o desejo do país em desvincular-se do petróleo, tornando-se uma nação diversa do ponto de vista econômico.
Com o Leap, a expectativa também está nas alturas. Ao estabelecer seu nome entre as principais conferências de tecnologia no mundo, o país espera conquistar um espaço permanente na agenda de inovação do mundo, reunindo importantes players do mercado para discutir o futuro tecnológico do mundo. A visibilidade de um evento de grandes proporções também é uma aposta para o turismo na região: o LEAP busca promover uma imersão cultural na capital saudita, incentivando a visita a importantes pontos turísticos, comércios e estabelecimentos culturais.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão