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Saques sem saldo foram realizados na madrugada de sexta-feira (8) em caixas eletrônicos do Banco24Horas segundo relatos de clientes nas redes sociais. Crédito: Divulgação.

Falha técnica

Nubank não revela causas de saques sem saldo na sexta-feira e quais medidas adorará com clientes

GazzConecta
12/11/2024 12:10
Na madrugada de sexta-feira (8), usuários do Nubank relataram nas redes sociais uma situação incomum envolvendo saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas. De acordo com postagens nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), era possível realizar saques em contas sem saldo disponível, sem a cobrança de taxas. Vídeos compartilhados mostravam clientes efetuando retiradas de valores, incluindo saques de R$ 1.000,00, e, em alguns casos, múltiplos saques sem saldo.
As postagens rapidamente ganharam repercussão. No entanto, não é possível confirmar a veracidade dos vídeos em todos os casos. Ao ser questionado pelo GazzConecta, o Nubank enviou uma declaração oficial, informando que uma "oscilação ocorrida durante a madrugada de sexta-feira (8) afetou temporariamente a disponibilidade de saque".
A instituição informou, ainda, que as operações foram normalizadas no mesmo dia, embora não tenha especificado os motivos da oscilação nem confirmado se as causas do problema foi identificada. Até o momento, também não foram divulgadas informações sobre quais procedimentos serão adotados para identificar os clientes que realizaram saques e recuperar os valores.
Ainda na sexta-feira, novos relatos surgiram nas redes sociais, desta vez sobre cobranças duplicadas de compras antigas registradas no aplicativo do Nubank. Segundo relatos de usuários também nas redes sociais, o aplicativo enviou notificações de aprovação para transações realizadas há semanas ou até meses, as quais já teriam sido pagas em faturas anteriores.
Em resposta, o Nubank comentou apenas que "não discute casos específicos para preservar o sigilo bancário" e que as questões reportadas são tratadas diretamente com os clientes. O banco digital acrescentou que possui canais de atendimento para esclarecer dúvidas e resolver problemas apresentados pelos usuários.
"O Nubank não comenta casos específicos para preservar o sigilo bancário e esclarece que qualquer questão é solucionada diretamente com os clientes. Reiteramos que possuímos canais de comunicação disponíveis aos nossos clientes para esclarecimentos necessários", informou a instituição.
O banco também não anunciou quais serão as próximas ações para assegurar que situações como essas não se repitam.