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O Nubank lançou, nesta segunda-feira (16), um portal de segurança para o qual serão direcionadas dezenas de URLs criadas para confundir usuários. Crédito: Divulgação.

Segurança

Nubank compra dezenas de falsas URLs e cria portal de segurança para evitar fraudes

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
17/10/2023 16:59
No ar com a campanha #PareceMasNãoÉoNubank, que alerta sobre diferentes tipos de abordagens maliciosas no ambiente digital, o Nubank lançou, nesta segunda-feira (16), um portal de segurança para o qual serão direcionadas dezenas de URLs criadas para confundir usuários. As informações são do Nubank.
"Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta", afirma Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank em nota.
"Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são - e que poderiam ser usados de forma maliciosa - e os redirecionamos para um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes", explica. Entre as URLs compradas estão, por exemplo, nubankbrasil.com.br, nubank.net.br, nubanks.com e wwwnubank.com.br.
O lançamento do portal é uma das ações da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, criada para dar orientações relacionadas a temas como quais são as táticas mais comuns entre os golpistas; como eles podem usar a marca Nubank para enganar as pessoas; como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank; como reconhecer um atendimento legítimo do Nubank; e como reconhecer os perfis legítimos da empresa na internet. 
As táticas de engenharia social - que nada mais são do que formas de manipular as vítimas psicologicamente para induzi-las a tomar ações que, no fim das contas, as prejudicam - são cada vez mais comuns em toda a indústria financeira. Isso porque os fraudadores têm encontrado dificuldades em burlar os sistemas de defesa das instituições, que vêm se tornando ainda mais sofisticados.
afirma Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente-geral de prevenção a fraude do Nubank. 
“Entre essas táticas, está a da falsa central de atendimento, em que as potenciais vítimas são abordadas em diferentes canais por pessoas e perfis que se fazem passar pelas instituições. Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize", completa.  

#PareceMasNãoÉoNubank

Ao se apropriar dos domínios que utilizavam seu nome e poderiam confundir potenciais vítimas de golpe, o Nubank não apenas contribui para evitar que golpes utilizando essas URLs aconteçam, mas também chama atenção para a questão do uso indevido da marca por fraudadores. Além disso, se algum desses links ainda estiver sendo compartilhado, quem por acaso clicar nele será direcionado à nova página.
A campanha #PareceMasNãoÉoNubank pretende alertar as pessoas para que elas se sintam mais no controle da situação, sendo capazes de perceber os sinais de um golpe e escapar dele. Caso se deparem com perfis ou conteúdos suspeitos nas redes sociais, a empresa encoraja o uso da hashtag da campanha para denúncias e ressalta a importância de entrar em contato sempre nos canais oficiais de atendimento.
Além disso, o Nubank conta com o canal de denúncias, ferramenta que permite que qualquer pessoa, cliente ou não – de forma anônima ou pública – possa comunicar a instituição sobre tentativas de golpes e casos de má utilização da marca por terceiros.

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